CHAMADA DE ARTIGOS DOSSIÊ HISTÓRIA E SUBÚRBIO



Ligada ao Programa de Pós-graduação em História da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UNESP/Franca, a revista discente "História e Cultura" abre sua chamada de submissões para o dossiê "História e Subúrbio", organizado pelo Dr. Pedro Henrique Torres (PUC-Rio) e pela Dra. Cristiane Regina Miyasaka (Unicamp).

Os textos devem ser encaminhados exclusivamente através do site da revista: https://periodicos.franca.unesp.br/index.p…/historiaecultura

Proposta do dossiê:

Mais de duas décadas se passaram desde a publicação do trabalho clássico de José de Souza Martins (1992) sobre Subúrbio e ainda hoje os estudiosos que se dedicam à história dos subúrbios, quer de São Paulo, quer do Rio de Janeiro ou de outra cidade brasileira, ainda são raros e, portanto, se defrontam com a dificuldade de diálogo para pensar a respeito desse objeto de estudo. Tanto no âmbito da história urbana, como no da história social ou cultural, poucas são as pesquisas que buscam problematizar os subúrbios, a sua história e a de seus moradores, bem como as características de suas relações com as áreas urbanas contíguas.

Ainda que o tema tenha começado a despertar o interesse de alguns estudiosos recentemente, dentre eles os proponentes desse dossiê, os esforços ainda são esparsos e carecem de um espaço de debate. Organizar o presente dossiê corrobora com esse convite à reflexão feito por José de Souza Martins e proporciona um espaço profícuo de debate sobre a história dos subúrbios e suas potencialidades, que foram relegados a um papel marginal na história e também na historiografia. Tal iniciativa pioneira certamente oferecerá não só uma reflexão ampla e multifacetada sobre a questão, mas também reunirá em um único lugar os esforços dispersos daqueles que estudam a história dos subúrbios. Desse modo, contribuirá para que o tema ganhe visibilidade e possíveis novos interessados.
Assim, serão bem-vindas colaborações que abordem o debate historiográfico sobre o papel do subúrbio nas pesquisas históricas, tanto como estudos de casos suburbanos que, abrangendo o tema principal proposto neste dossiê, dialoguem para o desenvolvimento e a ampliação do debate acerca deste campo de estudo.

Em caso de dúvidas, entre em contato através do email: secretariahistoriaecultura@gmail.com