Fórum “Condições de trabalho no Brasil contemporâneo: políticas públicas e memória institucional”


Estão aberta as inscrições para o Fórum “Condições de trabalho no Brasil contemporâneo: políticas públicas e memória institucional” que será realizado no dia 24 de setembro, no Centro de Convenções da Unicamp. O evento, uma parceria entre o Centro de Pesquisa em História Social da Cultura (Cecult/Unicamp), o Arquivo Edgard Leuenroth/Unicamp e o Ministério Público do Trabalho da 15ª Região - Campinas, propõe um balanço sobre a atual situação das relações trabalhistas no país, com destaque para a terceirização e as condições análogas à escravidão.

O evento também marca o lançamento de um banco de dados on-line que oferece informações sobre procedimentos administrativos de investigação  e  acompanhamento, conduzidos  e  concluídos  pelos  Procuradores  do  Trabalho  da  15ª  região  entre  1991  e  2010,  sobre  diversos  temas  concernentes  a  infrações  contra os  direitos  trabalhistas  e  os  direitos  humanos.  Esse acervo foi digitalizado e encontra-se depositado no Arquivo Edgard Leuenroth, constituindo uma rica fonte para o estudo das condições de trabalho no estado de São Paulo nas últimas décadas, especialmente sobre o trabalho infantil, o trabalho escravo e as formas de discriminação no trabalho.

Serviço:
As inscrições para o Fórum “Condições de trabalho no Brasil contemporâneo: políticas públicas e memória institucional” já estão abertas e podem ser realizadas através do link: https://sistemas.preac.unicamp.br/admin/inscritos/novo/7.
O Fórum será transmitido ao vivo pela internet, no dia do evento, a partir das 9 horas, no portal da UNICAMP: www.unicamp.br