Projeto de digitalização de documentos holandeses produzidos durante o governo de Mauricio de Nassau em Pernambuco



O fosso que separa as fontes históricas e os pesquisadores é enorme. Nos dias de hoje, muitas vezes para um historiador ter acesso a um arquivo histórico, ele precisa deslocar-se até a instituição detentora de acervos, ultrapassando, inclusive, barreiras continentais. Desta forma, é de imensa necessidade a criação de uma nova ponte entre o universo tecnológico e o universo documental. Um sistema que dê um suporte ao historiador e/ou usuário comum na pesquisa de documentos históricos seria de grande valia não só no Brasil, mas em todo o mundo.
Com isso, o Laboratório Liber deu início a esse projeto pioneiro. A metodologia de desenvolvimento do projeto é a seguinte:

• Criação de um Banco de Dados único que aceite qualquer documentação histórica, em qualquer formato (texto, imagem, áudio e vídeo);
• Construir uma arquitetura robusta e modular que dê suporte ao sistema;
• Prover funcionalidades para a melhor iteração usuário-documento;
• Disponibilizar uma versão em metadados das informações contidas no banco de dados, facilitando a integração entre outras instituições que queiram usufruir nosso repositório;
• Utilização de um sistema de recuperação de informação adequado para o usuário ter os melhores retornos em suas buscas;
• Realizar a documentação do sistema;

Os resultados obtidos até os dias de hoje foram bastante satisfatórios.
Utilizando os conceitos previamente planejados, foi criada uma base de dados única, sem redundâncias ou inconsitências e robusta.

A busca por palavra-chave também foi implementada e o tempo de resposta esperado foi acima do desejado. Após a busca, o usuário já pode visualizar o arquivo históricodigitalizado. O sistema também se encontra devidamente documentado.
A versão em metadados, a melhoria da resposta ao usuário na busca e a manipulação da documentação em áudio e vídeo está sendo estudada.

A publicação destes fundos arquivísticos em meio digital significa não só
disponibilização em larga escala — o que proporcionará a qualquer pessoa ligada à Internet o acesso ao conteúdo documental das fontes —, mas, principalmente, sua virtual preservação.