"I Seminário Internacional Patrimônio, História intelectual e Cultura na África Ocidental e V Jornada do Centro de Estudos Africanos da UFMG".



O Centro de Estudos Africanos da UFMG/CEA, em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa/INEP de Guiné-Bissau, abre chamada pública para apresentação de comunicações no I Seminário Internacional Patrimônio, História intelectual e Cultura na África Ocidental.

O evento acontecerá entre os dias 02, 03 e 04 de outubro de 2017, no Centro de Atividades Didáticas 2 (CAD2) da UFMG. O objetivo é reunir investigadores com trabalhos que proponham novas perspectivas sobre dinâmicas culturais e intelectuais e sobre História patrimonial, em diferentes períodos históricos, no espaço compreendido entre o Sahel ocidental, a costa atlântica (do Senegal ao golfo do Benin) e imediações do Lago Chade, recorte compreendido como África Ocidental. Neste evento, buscamos fundar um espaço para diálogos contínuos entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros sobre as particularidades dessa região africana, apontando suas dinâmicas próprias e seus impactos locais, regionais e globais, partindo da perspectiva de indivíduos e sociedades africanas.

Durante o Seminário Internacional ocorrerão duas exposições: “Urbanidades da Guiné-Bissau – Arquiteturas e Sítios Históricos com Futuro” sob curadoria da Arquiteta Ana Milheiro (ISCTE-IUL/Lisboa) e “Os Panos da Guiné” da coleção de Odete Semedo (INEP-Guiné-Bissau), sob curadoria da mesma.