Coordenador(es):
DIOGO TRINDADE ALVES DE CARVALHO (Doutorando(a) - UFBA)
Ementa
/ Justificativa: Ementa:
Na contemporaneidade o uso de jogos de eletrônicos se
tornou comum no cotidiano de milhões de pessoas. Atualmente, os games possuem a
capacidade de recriação e mixagem de eventos históricos. A utilização de jogos
eletrônicos não está somente restrita ao entretenimento, mas também está
relacionado a estratégias de disseminação de discursos sobre eventos históricos
de suma importância. Neste sentido, pretendemos abordar a viabilidade da
utilização dos games como fontes históricas, contextualizando-os a partir de
intersecções com as discussões historiográficas, ainda em curso, sobre o uso de
fontes nascidas em meios digitais e que constituem um novo campo de abordagem
documental imprescindível para a historiografia contemporânea. Iremos expor, no
decorrer do minicurso, as discussões teóricas sobre as culturas digitais, o
estágio das pesquisas sobre história e jogos eletrônicos no Brasil e no mundo.
Também apresentaremos uma metodologia especifica de análise para games com foco
na pesquisa histórica formulada a partir das reflexões de Espen Aarseth sobre
este tema.
Justificativa:
A distância de determinado objeto dificulta a sua adoção para análise em
determinados campos do saber. A dificuldade da aceitação de novas fontes impede
que o escopo interpretativo sobre determinados fenômenos, como a gamificação,
seja debatido por algumas áreas como a historiografia. Existe uma distância
entre a historiografia e as culturas digitais. Por isso, temos a intenção de
contribuir, através deste minicurso, no sentido de diminuição destas distâncias
e do estranhamento que o uso deste tipo de fonte ainda causa na historiografia.
Conteúdo
programático / Metodologia: Metodologia.
Durante
o minicurso iremos expor uma visão panorâmica sobre o uso de games como fontes
históricas. No primeiro momento, apresentaremos os debates sobre temas
inerentes ao uso de novas fontes digitais. Após a discussão teórica sobre estes
temas, iremos apresentar uma proposta de metodologia de análise de games
desenvolvida no âmbito da nossa pesquisa de doutoramento.
1:
Apresentação e debate sobre o conteúdo programático.
2:
Apresentação da metodologia de análise historiográfica dos games.
Conteúdo
programático.
Culturas
Digitais: debates e interpretações. O uso de fontes nascidas em meio digital.
Noções sobre audiovisualidade e seus impactos na historiografia. História dos
videogames. Games como fontes históricas no Brasil e no Mundo. Gamificação e a
sociabilidade contemporânea. Abordagem metodológica dos games no âmbito da historiografia.