Acervo do Arquivo Público do Estado sobre relações Brasil – África será tema de palestra com historiadores


No próximo dia 24 de maio, às 14h30, o Arquivo Público do Estado da Bahia (APEB), unidade da Fundação Pedro Calmon/SecultBa promoverá a palestra “Fontes para o estudo das relações estabelecidas entre o Brasil e o continente africano, custodias pelo APEB" com os historiadores Cândido Domingues e Urano Andrade. A palestra é aberta ao público e tem o objetivo de apresentar fontes documentais custodiadas no Arquivo que contribuem para a pesquisa histórica das relações entre Brasil e o Continente Africano.

Dentre as fontes que serão apresentadas estão os fundos documentais das Ordens Régias, Inventários, Correspondências Diversas, Registros de Passaportes e Escrituras, que tratam das relações Brasil - África ao longo dos séculos XVII a XIX.

Urano Andrade é pós graduado em História Social e Econômica do Brasil Colônia, desenvolve pesquisas na área de história das populações afro-brasileiras e, no Arquivo Público, coordena o projeto “Digitalizando Fontes Manuscritas ameaçadas: os Livros de Notas da Bahia, Brasil, 1664-1889”, financiado pela Biblioteca Britânica. Tem atuação na área de pesquisa e consultoria histórica, digitalização e preservação de acervos documentais nas temáticas de História do Brasil Colônia, Brasil Império, História da Escravidão.


Cândido Domingues é mestre em História, com pesquisa sobre o tráfico de escravos africanos, com foco nos capitães de navio que atuaram na Salvador Setecentista. Seus estudos abordam, tanto as relações sociais que estes personagens protagonizaram, como seus investimentos naquela que foi uma das mais lucrativas atividades econômicas do período. Atualmente é professor Assistente da UNEB, Campus IV onde desenvolve pesquisa sobre o comércio colonial e seus agentes com foco especial para o tráfico atlântico de escravos para Salvador e sua redistribuição para os sertões e outras capitanias.
ACESSE A FONTE: