Revista Mundos do Trabalho - Chamada para publicação 2016


Informações gerais

A Revista Mundos do Trabalho, publicação semestral do GT Mundos do Trabalho da Associação Nacional de História (ANPUH), abre chamada pública de trabalhos para as edições de 2016. A submissão de artigos (dossiê e seção livre), resenhas críticas, transcrições comentadas, traduções, entrevistas e comentários sobre acervos e fontes documentais deverá obedecer ao cronograma seguinte:

De 20/04/2016 até 20/06/2016

Edição vol. 08, n. 15 (2016/1): Dossiê História Social do Trabalho na Amazônia – organização: Adalberto Paz (UNIFAP) e Lara de Castro (UNIFAP).
O dossiê sobre história social do trabalho na Amazônia receberá artigos originais, que possuam vinculação teórica, e densidade empírica, relacionados aos diferentes objetos e perspectivas inseridos na temática da edição. Nesse sentido, deverão ser submetidos textos resultantes de pesquisas dedicadas às especificidades dos mundos do trabalho amazônico, compreendidos de forma ampla, e sob os mais variados aspectos, desde os recortes “clássicos”, como os movimentos, organizações e experiências operárias, passando pela incorporação de questões raciais, gênero, cotidiano, família, lazer, etc., e as múltiplas dimensões do trabalho livre, escravo, compulsório, doméstico, e outros.

De 27/06/2016 até 27/07/2016

Edição vol. 08, n. 16 (2016/2): Dossiê Biografia e História do Trabalho – organização: Benito Schmidt (UFRGS) e Aldrin Castellucci (UNEB).

O dossiê abrigará artigos que enfoquem trajetórias de indivíduos ligados, de diferentes formas, ao mundo do trabalho, em variados recortes temporais e espaciais. A preocupação subjacente à proposta diz respeito às possibilidades analíticas/interpretativas que um estudo focado em um indivíduo pode trazer à história do trabalho. Entre outros recortes, os artigos poderão tratar de experiências de trabalhadores (escravos, libertos e livres, ou que experimentaram diversas condições ao longo de sua vida) e de militantes
vinculados a variadas correntes de pensamento que buscaram interpelar os trabalhadores (abolicionismo, socialismo, anarquismo, comunismo, trabalhismo, integralismo, catolicismo...), bem como de outros indivíduos ligados ao universo laboral (senhores, patrões, advogados, intelectuais, familiares...). Serão bem vindos ainda artigos de caráter teórico, historiográfico ou que tratem de fontes e arquivos relacionados ao tema central do dossiê “Biografia e história do trabalho”.

Pesquisadores(as) interessados(as) em submeter colaborações para as edições deverão fazê-lo pelo site http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/mundosdotrabalho 
Os trabalhos recebidos serão apreciados pela Equipe Editorial e por pareceristas ad hoc.
Em caso de dúvida, entre em contato pelo e-mail: revistamundosdotrabalho@gmail.com