APRESENTAÇÃO
O
debate e a problematização das relações étnico-raciais é o eixo aglutinador dos
Congressos Nacionais que a Unidade Acadêmica de História da UFCG tem subsidiado
a partir da efetivação dos cursos de formação continuada mantidos pela Unidade
em parceria com a SECADI/MEC. Aqui apresentamos a III versão do evento que é
parte integrante do curso de formação continuada dedicado à temática étnica. Em
suas versões anteriores os Congressos trouxeram como pontos específicos a
problematização dos conceitos e das práticas sociais naquilo que concerne à identidade,
alteridade e etnicidade no contexto das sociedades contemporâneas,
considerando-se as implicações históricas que vetorizam as compreensões dessa
tríade conceitual. Foram os Congressos, indubitavelmente, os espaços
amplificadores dos debates evidenciados no cotidiano das atividades
desenvolvidas no decorrer do curso na UFCG com pesquisadores de outras
instituições e os termômetros demonstrativos da urgência sócio-política de
avanço na efetivação de ações. A opção pelo subtítulo IGUALDADE RACIAL NO
AMBIENTE ESCOLAR objetiva a que possamos ter um panorama de compreensões,
proposições e interlocuções em que o território privilegiado seja o
educacional, acreditando-se que o lugar que ocupa a escola e o tempo que esta
abriga o processo educacional dos indivíduos em sociedade a tornam fundamental
na formatação das individualidades que estão congregadas na coletividade
social. Donde resulta que o ambiente escolar é uma das “células” fundantes dos
modelos identitários. Por fim, os
Coordenadores do Congresso convidam os interessados no debate para se fazer
presentes e, desde já, dão as boas vindas aos participantes.
Antonio
Clarindo Barbosa de Souza
Marinalva
Vilar de Lima
Coordenadores
do Congresso