A criação do Arquivo Público
Municipal de Caetité remonta ao ano de 1995 por iniciativa de professores da
UNEB, que apresentaram à Gerência de Arquivos Municipais do Arquivo Público da
Bahia APB, em março de 1996, um projeto de criação de um arquivo público para a
cidade de Caetité.
Posteriormente, em 19 de abril
de 1996, foi convocada uma reunião na Câmara de Vereadores de Caetité, com a
finalidade de discutir os termos de um convênio de parceria envolvendo a
Prefeitura Municipal, o APB e a UNEB. Nessa reunião, onde estiveram presentes o
então Prefeito Municipal, o Sr. Olimar Oliveira Rodrigues, a Secretária de
Educação do Município, a Sra. Sônia Silveira, o Presidente da Câmara de
Vereadores, o Sr. Francisco Nelson C. Neves, o representante da direção da
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caetité, o professor Manoel
Raimundo Alves, os representantes do APB, o Sr. Divaldo Alcântara e a Sra.
Maria Solenar R. Nascimento, e os professores Paulo Henrique Duque Santos,
Maria de Fátima Novaes Pires e Tânia Portugal, foram estabelecidos os primeiros
encaminhamentos relativos à formalização do convênio, implantação do Arquivo e
sua incorporação ao Sistema Estadual de Arquivos, possibilitando a Caetité
tornar-se um dos vinte primeiros municípios baianos a adotar política pública
de guarda e preservação de acervos.