IV Congreso Internacional Ciencias, Tecnologías y Culturas

 IV Congreso Internacional Ciencias, Tecnologías y Culturas, USACH, octubre, 2015.

Universidade do Chile

SIMPÓSIO: Trabalho forçado nas sociedades da América Latina (XVI-XIX).


CONVOCATÓRIA

O trabalho forçado na América Latina acompanhou a expansão europeia em diferentes cantos do “Novo Mundo”, onde espanhóis, portugueses, ingleses, holandeses e franceses buscaram estabelecer instituições e práticas de trabalho que permitiam aproveitar os recursos humanos e naturais do vasto continente. Desde o início da época colonial, os indígenas foram submetidos a numerosas formas de trabalho forçado, incluindo a escravidão, a encomienda, a mita e o repartimiento. Além disso, praticamente todas as áreas do continente chegaram a conhecer a escravidão negra e outras formas de trabalho coercitivo.
O processo gradual da abolição da escravatura não significou o fim do trabalho coercitivo na América Latina. Muitas formas de mão de obra forçada perduraram, outras surgiram durante a época republicana e contemporânea: recrutamento, trabalho carcerário, inquilinaje, pongueaje, entre outros regimes de trabalho que não se podem classificar como “livres”.
            O objetivo deste simpósio é examinar e comparar, com um enfoque continental, comparativo e interdisciplinar, as formas, condições e representações da escravidão e de outros tipos de trabalho involuntário (incluindo o supostamente livre) na América Latina, desde os primeiros tempos de colonização no século XVI até a atualidade. Entre as disciplinas que dialogarão com esta discussão estão: a história, a sociologia e a antropologia.
Os trabalhos apresentados abordarão diferentes aspectos da problemática tais como: o processo de transição entre diferentes tipos de mão de obra coercitiva; as representações sobre raça ou etnicidade, gênero etário e trabalho; as tensões e complementaridades em torno da implementação e persistência da escravidão e outras instituições de trabalho; e os debates sobre as formas características do trabalho forçado tanto do passado quanto da época contemporânea.
ACESSE: