O ARQUIVO PÚBLICO DA BAHIA

De passagem na capital da Bahia, tivemos ocasião de visitar este importante estabelecimento que, pela sua boa organização, asseio e ordem, faz honra ao Estado.
O Arquivo Público da Bahia foi fundado em 1890, pelo saudoso doutor Manoel Victorino Pereira, então governador do Estado.
Seu primeiro diretor, o doutor Francisco Vicente Vianna, confeccionou durante a respectiva administração a Memória histórica sobre o Estado da Bahia, trabalho de grande valor, que teve a honra de figurar na exposição Chicago.
Exerce atualmente o cargo de diretor o doutor Virgílio de Araújo Cunha, nome vantajosamente conhecido, que empresta ao importante estabelecimento todo brilho da sua melhor atividade.
Graças aos esforços do doutor Pedro Vicente Vianna, secretário do governo, passou o Arquivo Público por grandes reformas e acha-se hoje perfeitamente instalado, possuindo diversos e preciosos documentos da nossa história política desde 1670 até aos nossos dias.
O governador do Estado, doutor José Marcelino, pensa atualmente em ampliá-lo, o que vem de alguma forma adiantar o processo cada dia mais crescente do Arquivo Público.
O retrato do doutor Manoel Victorino, que todos têm como um benemérito na fundação de tão útil estabelecimento, foi colocado envolto em crepe, ricamente emoldurado, no salão do nobre edifício.     
Disponível em: