VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA CULTURAS E IDENTIDADES


A Associação Nacional de História, Seção Goiás, realizará entre os dias 28 de outubro e 01 de novembro de 2013, no Campus II da Universidade Federal de Goiás, o VI Simpósio Internacional de História: Culturas e Identidades. Fruto da parceria mantida entre a Anpuh-GO e as instituições de ensino e pesquisa goianas, o Simpósio Internacional de História consolida-se como o maior evento da área no Centro Oeste brasileiro, e figura entre os mais importantes do país. Realizadas regularmente a cada dois anos, suas reuniões atraem alunos, professores, pesquisadores e profissionais de história e áreas afins, de várias regiões do Brasil e do exterior.
Embora mantenha o mesmo título desde a sua criação, o Simpósio Internacional de História: Culturas e Identidades escolhe, a cada edição, uma temática que orienta a sua programação. Em 2013, a temática será “arquivos e ditaduras”, escolhida pela proximidade do cinquentenário do Golpe Militar de 1964, que se completa em março do próximo ano. Ao antecipar as reflexões sobre os 50 anos do Golpe, a programação do VI Simpósio Internacional de História contará com conferências de renomados especialistas nos assuntos de arquivos e ditaduras, além de Mesa-redonda, Minicursos e Simpósios Temáticos de temas variados. Constam na programação do evento 06 Conferências, 01 Mesa-redonda sobre temas atuais relacionados ao ensino da História; 24 Simpósios Temáticos, 01 Seção de Pôsteres de graduação e 06 Minicursos. Também vale destacar as atividades culturais e o lançamento de livros.
As propostas de Simpósios Temáticos, Minicursos e apresentação de Pôsteres serão analisadas e selecionadas pela Comissão Científica, formada por professores doutores de diferentes instituições de ensino superior. As propostas de comunicações em Simpósios Temáticos passarão pela avaliação dos seus coordenadores.
O VI Simpósio Internacional de História: Culturas e Identidades pretende oferecer um amplo espaço de reflexões e debates por meio da reunião de especialistas na temática dos arquivos e ditaduras, bem como da congregação de pesquisas desenvolvidas sobre os mais variados temas da história e da historiografia, desenvolvidas no Brasil e no exterior. Sua programação busca atender os interesses e necessidades do diversificado corpo de associados da Anpuh e de todos aqueles que têm participado do evento desde edições anteriores.
Comissão Organizadora.