MANIFESTAÇÃO DA ANPUH – BA SOBRE O ATRASO DAS OBRAS E O NÃO FUNCIONAMENTO DO ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DA BAHIA - APEB



A ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE HISTÓRIA – SEÇÃO BAHIA (ANPUH/BA) recebeu com grande preocupação a notícia sobre a prorrogação do prazo de finalização das Obras do APEB. A ANPUH/BA reconhece a importância das obras na busca por melhor tratamento da memória histórica brasileira.

A ANPUH/BA identifica que a APEB se constitui em espaço estratégico de formação e exercício profissional dos historiadores, sobretudo da Bahia. Nesse sentido, os historiadores reconhecem a APEB não apenas como um patrimônio dos baianos, mas o principal centro de memória histórica da Bahia e um dos principais do país. Pela importância da documentação e das atuais pesquisas sobre a História da Bahia e do Brasil, consideramos a questão grave e preocupa-nos os impactos causados aos profissionais da História quanto ao não acesso às fontes históricas. 

Por essa razão, muitas pesquisas acadêmicas encontram-se prejudicadas pelas dificuldades enfrentadas por pesquisadores (as) que necessitam da consulta à documentação para desenvolvimento de seus estudos. Desta forma, apelamos para a Fundação Pedro Calmon, mantenedora do APEB, no sentido de envidar esforços para acelerar o cronograma das obras e abrir, o mais rapidamente possível, as consultas às fontes históricas.

Por fim, solicitamos à Fundação Pedro Calmon, uma resposta concreta aos problemas causados pela execução das obras e nos colocamos a disposição para ampliar o diálogo entre a FPC e a ANPUH/BA.



ILHÉUS/BA, 25 DE NOVEMBRO DE 2019 
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE HISTÓRIA – SEÇÃO BAHIA.

--
DIRETORIA GESTÃO 2018/2020

Presidente -  Denilson Lessa dos Santos (UNEB) 

Vice-Presidente - Cleide de Lima Chaves (UESB) 

Secretário Geral -  Lina Maria Brandão de Aras (UFBA) 

1ª Secretária -  Maria Sandra da Gama (UNEB) 

2ª Secretária -  Flaviane Nascimento Ribeiro (IFBA) 

1º Tesoureiro -  Laila Brichta (UESC) 

2º Tesoureiro - Henrique Sena dos Santos (UFRB