CHAMADA PARA SOCORRO AO PATRIMÔNIO DOCUMENTAL SOB AMEAÇA



Os convites à apresentação de propostas anteriores em 2017 e 2018 deram uma resposta retumbante. Agora, o Prince Claus Fund, através de seu programa de Resposta de Emergência Cultural (CER) e a Whiting Foundation, anunciam uma terceira rodada da Chamada Aberta de Primeiros Socorros ao Patrimônio Documentário sob ameaça. Convidamos propostas de projetos na África, Ásia, América Latina e Caribe para salvaguardar o patrimônio documental que é agudamente ameaçado por conflitos recentes ou outros desastres, naturais ou provocados pelo homem.

O que está em jogo

Manuscritos, livros raros, arquivos, tablets, inscrições e ­­­­­­outros tipos de registros escritos às vezes são a única forma na qual o passado sobrevive. Seja em mosteiros, bibliotecas particulares ou túmulos esquecidos, eles são objetos de importância histórica e profundo significado local. Eles também são especialmente frágeis, suscetíveis ao fogo, insetos, água e umidade - e às vezes são apontados para destruição deliberada por quem tem medo de seu poder simbólico. Quando há um terremoto, uma enchente ou um ataque armado, a herança pode ser perdida para sempre.

O que estamos fazendo

Nas duas rodadas anteriores desta convocatória, o Prince Claus Fund e a Whiting Foundation apoiaram administradores de todo o mundo para evitar e minimizar a perda de patrimônio documental, financiando 26 projetos. Eles responderam a diferentes tipos de ameaças, salvaguardando urgentemente uma grande variedade de coleções e inscrições. Nas Ilhas Marshall, apoiamos o Museu Alele para digitalizar e melhorar as condições de armazenamento de um arquivo importante e ajudamos a nos preparar para as consequências das mudanças climáticas. Na Palestina, onde os manuscritos antigos da Grande Mesquita de Omari foram ameaçados pelo conflito em andamento, a equipe foi treinada na preservação e digitalização da coleção e em como realizar resgate urgente. No Equador, onde a coleção da biblioteca do mosteiro de Santo Domingo sofreu danos e umidade do terremoto, fortalecemos os esforços locais para a limpeza e preservação de emergência da coleção e a recuperação da biblioteca. E na Colômbia, financiamos a documentação visual e a divulgação de inscrições pré-hispânicas ameaçadas pela mineração ativa.

Recebemos um número impressionante de solicitações de mais de 70 países diferentes nos últimos dois anos, ilustrando uma necessidade premente de suporte. No entanto, ainda existem países que não alcançamos nos ciclos anteriores. Portanto, encorajamos vivamente os candidatos do Sudeste Asiático, Ásia Central, África Central, América do Sul e Caribe. No entanto, consideramos solicitações de toda a África, Ásia, América Latina, Caribe e Europa Oriental.

Esta terceira rodada continuará a expandir o escopo desta iniciativa e facilitar o trabalho vital de salvaguardar objetos físicos e tornar as informações que eles carregam acessíveis a um público mais amplo nas próximas gerações. Ao fazer isso, esperamos contribuir para a valorização das realizações culturais e da diversidade histórica e promover a disseminação mundial de histórias esquecidas ou ameaçadas.

Para obter detalhes sobre Elegibilidade, Critérios de Seleção e como se inscrever, consulte o documento abaixo . Para outras dúvidas, entre em contato com cer@princeclausfund.nl 

Para se inscrever, faça o download e preencha o formulário de Declaração de Necessidade abaixo . O formulário pode ser preenchido em inglês, francês ou espanhol. Envie o formulário com materiais de apoio para  cer@princeclausfund.nl 

O prazo final para inscrições é 31 de janeiro de 2020 às 17:00, horário de Amsterdã (CET) . As solicitações recebidas após o prazo não podem ser consideradas.

Observe que as propostas serão aceitas durante toda a chamada . O orçamento para esta chamada é limitado e as aplicações mais urgentes têm prioridade. Recomendamos que os candidatos não esperem até o prazo final, mas se inscrevam o mais rápido possível após o patrimônio documental ser afetado por conflitos, desastres naturais e / ou causados ​​pelo homem.­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­