TJBA SUPERVISIONA TRABALHO DE PRESERVAÇÃO DOCUMENTAL JUDICIÁRIA EM COMARCAS DO INTERIOR



Uma equipe da Diretoria de Documentação e Informação do Tribunal de Justiça da Bahia – formada pelo seu Diretor, Edmundo Hasselmann, e pelo Coordenador de Arquivos, Marcos Bacellar – esteve nas comarcas de Caetité, Guanambi e Vitória da Conquista para acompanhar trabalhos executados nos convênios nº 45/16-C e nº 98/18-C, celebrados respectivamente com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

Vigente até 2021, o convênio nº 45/16-C, almeja a transferência e preservação da massa documental judiciária produzida por 28 comarcas baianas, entre elas Caetité e Guanambi. No dia 18/03, o grupo se reuniu no Arquivo Público da Prefeitura de Caetité, com os professores da Uneb, Paulo Duque e Zélia Marques; e com Rosália Aguiar, representante do Arquivo.



Durante o encontro, no edifício onde está acomodado o acervo do TJBA, a equipe acompanhou as atividades desenvolvidas pela Universidade e a apresentação de uma ferramenta on-line que permite consulta à base indexada referente ao Fórum de Caetité (Clique aqui) [www.acervos.uneb.br].

Na ferramenta, estão indexados e digitalizados o Registro Civil (nascimento, casamento, óbito e escrituras) da comarca de Caetité e dos distritos de Maniaçú, Pajeú dos Ventos, Brejinho das Ametistas, Caldeiras e Lagoa Real. No total, são 79 livros de nascimento, 37 livros de casamento, 38 livros de óbito e 73 livros de escrituras. Na ocasião, o arquivo físico, a área de pesquisa e de digitalização de processos foram inspecionadas.

Guanambi –Posteriormente, no dia 19/03, o grupo viajou até a Comarca de Guanambi, para visitar o prédio dos Juizados na companhia de representantes da Uneb e do Juiz Ronaldo Alves Neves Filho, com o objetivo de conhecer o acervo já mapeado pela Universidade. No mesmo dia, foi realizada uma reunião com o Juiz Diretor da Comarca, João Batista Pereira Pinto, e com o Juiz de Direito Ronaldo Alves Neves Filho, nas instalações da 1ª Vara Cível de Guanambi.


O encontro serviu para exibir os resultados do convênio e tratar da transferência do acervo de Palmas de Monte Alto e Guanambi para o Arquivo Municipal de Caetité. O Juiz João Batista concordou com a remoção documental e comprometeu a autorizá-la, assim que certificar-se que o Arquivo tem a estrutura necessária para acolher o acervo. Na Comarca de Guanambi estão indexados cerca de 11 mil processos, cíveis e crime.

Na ocasião, o Juiz Ronaldo Neves autorizou a transferência do acervo de Palmas de Monte Alto para Caetité, e comunicou que aguarda envio de ofício da Uneb para formalizar a movimentação. Em Palmas de Monte Alto estão mapeados aproximadamente mil processos cíveis e 200 criminais.

Vitória da Conquista –Por fim, o grupo chegou em Vitória da Conquista, para um encontro com os professores da Uesb, Ricardo Sousa, Rita de Cássia Pereira e Isnara Pereira Ivo, no dia 20/03. Durante o encontro, houve a apresentação das instalações da universidade e projetos para o acervo coletado na 1ª Vara Cível de Vitória da Conquista.

No mesmo dia, também foi realizada uma visita à 1ª Vara Cível, para apresentação do convênio nº 98/18-C ao Titular da unidade, o Juiz Leonardo Maciel. A Vara possui um acervo de 200 caixas com processos cíveis e crime que contemplam o período entre o início do século XIX e 1993.
ACESSE: