Arquivo Público do Estado celebra Dia do Arquivista

São 126 anos de Arquivo Público do Estado da Bahia (APEB/FPC), resguardando a memória do estado desde 16 de janeiro de 1890. Atributo essencial à soberania de um Estado, o Arquivo Público se apresenta como uma “instituição imprescritível e inalienável”, pois custodia parte significativa da memória nacional, é patrimônio documental da Bahia, sendo também um dos mais importantes do Brasil. No dia 20 de outubro, arquivistas de todo o país celebram o Dia do Arquivista, que será registrado com atividades que tem o APEB como parceiro.

No dia 25 (terça-feira), a partir das 13h, será realizado evento comemorativo no Auditório Arquivo Público do Estado da Bahia (Baixa de Quintas), em parceria com a Universidade Federal da Bahia, por meio do curso de Arquivologia, a Associação dos Arquivistas da Bahia (AABA) e a Editora da UFBA. Às 14h, a atividade contará com a palestra “Arquivologia e tecnologias em enfoque”, que será ministrada pelos convidados: Gillian Queiroga (“Novas perspectivas para a Arquivologia do século XXI”), Aurora Freixo (“Gestão de documentos arquivísticos digitais: aspectos técnicos e legais”) e Ricardo Sodré (“Inovação e apropriação de tecnologias em gestão e representação arquivística: mobile, mídias sociais e fronteiras permeáveis”).

Às 16h, será abordado o tema 
“Arquivística contemporânea: perspectivas e desafios profissionais”, com Fabrício Vasconcelos (“Perspectiva e experiência em consultoria documental no mercado baiano”), Ana Cláudia Cupertino (“Assistência técnica aos Arquivos Públicos Municipais”), Eduardo Motta Witzel e Ulle Viviane Barbosa Xavier (“Relatos sobre a construção da TTD-atividade fim do APEB”). No evento também terá atração musical e sorteio de livros.
Nova tecnologia de gestão

Na ocasião, também será lançado o software ICA AtoM, que passará a ser utilizado pelo Arquivo Público do Estado da Bahia para gestão de seu acervo arquivístico documental de valor permanente. O software propicia o auxílio nesta atividade, especialmente no que se refere à descrição arquivística, com o objetivo de facilitar o acesso e rapidez ao conteúdo digital. O uso da nova tecnologia evitará o manuseio dos documentos originais, uma vez que produz instrumentos digitais de pesquisas, disponibilizados em sistemas que geram informações de forma estruturada e dinâmica.

APEB na História e Hoje

Criado pelo reconhecimento da necessidade de haver uma organização dos documentos da Bahia e ofertar uma possibilidade do seu acesso aos cidadãos, o Arquivo Público reúne documentos textuais, manuscritos e impressos, produzidos no período Colonial, Monárquico e Republicano. Por ter sido capital do país e ainda estar estrategicamente bem localizada, foram tramitados por Salvador diversos documentos oficiais da Coroa Portuguesa. Alguns se perderem completa ou parcialmente, enquanto outros continuam conservados até hoje, formando um vasto acervo. Situado em uma construção secular, erguida pelos jesuítas no século XVI, o Arquivo Público sofreu restauração emergencial de parte de sua estrutura em 2014. Com renovados telhado, forro e o assoalho, o APEB garantiu melhor preservação dos documentos e estrutura para realização de ações de formação, como seminários, palestras. A reforma continua em 2017, quando serão investidos mais recursos para recuperação de outros espaços.

Segundo a diretora do Arquivo, Teresa Matos, é possível afirmar que o crescimento do APEB resultou da intensificação do recolhimento e da aquisição de acervos documentais. “Estudiosos consideram que a história de todo Arquivo se confunde com o lento processo de formação e sedimentação do seu acervo”, complementou. O Arquivo passou a acolher, também, a arte contemporânea como forma de ampliar a difusão dos arquivos e abrangê-lo a um público diverso, além de criar uma maior visibilidade. “Os arquivos passaram a assegurar a capacidade não apenas de provar, de testemunhar e de informar, mas, também, de emocionar, pois eles têm a capacidade de rememorar as coisas esquecidas, tornando-as presentes ao espírito”, explica Teresa.

Serviços gratuitos


O APEB apresenta um conjunto de serviços que tem o objetivo de apoiar as decisões governamentais de caráter político-administrativo, o cidadão na defesa de seus direitos e à produção científica e cultural. São oferecidos atendimentos presenciais, com as salas de Consulta de Manuscrito e Impressos, Consulta de Microfilmes e Biblioteca Francisco Vicente Vianna e a Biblioteca Francisco Vicente Vianna, o Atendimento à Distância, Emissão de Certidões, Visitas Guiadas e Assistência Técnica. O Arquivo Público fica localizado em Salvador na Ladeira de Quintas, número 50, na Baixa de Quintas.
FONTE: