Biblioteca Virtual inicia mapeamento de pesquisas e historiadores no estado

Com o intuito de conhecer e divulgar os pesquisadores da área de História da Bahia, a Biblioteca Virtual Consuelo Pondé, unidade da Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (FPC/SecultBa), inicia nesta terça-feira (25) uma pesquisa online para identificar historiadores baianos. O historiador que tiver interesse em participar da pesquisa deverá acessar o site da Biblioteca Virtual Consuelo Pondé (www.bvconsueloponde.ba.gov.br) e preencher os dados solicitados.

De acordo com a diretora da unidade, Mariângela Nogueira, a ação resultará em uma nova sessão dentro do site da Biblioteca Virtual destinada a esses profissionais e aos seus trabalhos. “O intuito é criar um banco de dados desses profissionais, com informações sobre quem são, onde estão e os trabalhos que realizam dentro da área de História da Bahia, e que funcione como um canal direto entre eles e o público”, afirmou a diretora, que informou também que esta nova sessão incluirá opiniões e comentários dos historiadores cadastrados sobre temas do site da Biblioteca Virtual. A nova sessão do site, com banco de dados destes historiadores, ainda não tem data prevista para lançamento.

“Esses profissionais tanto produzem quanto estão ligados ao público através das instituições em que dão aula, palestras que participam e outros eventos. Então, queremos pedir a eles opiniões sobre os temas do site, comentários que os aproximem ainda mais do público”, concluiu Mariângela Nogueira.


Sistema – As bibliotecas públicas integram o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, gerido pela Fundação Pedro Calmon – Secretaria de Cultura do Estado (FPC/SecultBA). O Sistema é composto por seis bibliotecas públicas estaduais localizadas em Salvador, uma no município de Itaparica e uma biblioteca virtual especializada na história da Bahia (Biblioteca Virtual 2 de Julho), além de uma Casa de Cultura, no município de Lençóis. O Sistema também fornece consultoria técnica para cerca de 400 bibliotecas municipais, comunitárias e pontos de leitura, além de cursos de capacitação para os funcionários destas unidades.
ACESSE: