LANÇAMENTO: ENTRE O FRUTO E O OURO


Organizado por Philipe Murillo Carvalho e Erahsto Felício de Sousa, a obra é composta por nove artigos produzidos por historiadores/as da nova geração que se debruçaram sobre temas e documentos inéditos ou pouco estudados. É um livro imperdível! Veja abaixo a relação de trabalhos:

1) Da escravidão para o trabalho livre: abolição do cativeiro e o destino dos libertos no sul da Bahia - Ronaldo Lima

2) A sociedade Monte Pio dos Artistas de Itabuna: trabalhadores, cultura associativa e o republicanismo dos de baixo, 1920-1930. Philipe Murillo Carvalho

3) Papai Noel, os mendigos e a liberdade: uma história do controle social em Itabuna (1950-64) - Erahsto Felício de Sousa

4) Sexualidades em evidência: prostituição feminina, desigualdades de gênero e sociabilidades no meretrício itabunense (1940-1950) - Carolina Dos Anjos

5) Itabuna no trono da beleza nacional: discursos de progresso e idealização feminina na imprensa itabunense, 1950-1962 - Adriana Oliveira

6) A experiência da Frente de Mobilização Popular: emancipações e movimentos sociais no sul da Bahia - Soanne Cristino

7) “Eu vim realmente pra vê se eu melhorava de vida”: trajetórias e expectativas de migrantes em Itabuna-Ba (1980) - Priscila Glória

8) Nas coroas, nos mangues e na maré: As vivências das pescadoras do São Miguel e Teotônio Vilela em Ilhéus-BA (1980-2007) Fabiana Santana Andrade

9) A região cacaueira nas malhas das percepções e do tempo: produção cultural no sul da Bahia no interlúdio do século XX - Danilo Ornelas


Curtam nossa página https://www.facebook.com/pages/Mondrongo/554313147949520?fref=ts — com Danilo Ornelas, Fabiana Santana Andrade, Ronaldo Lima, Adriana Oliveira, Soanne Cristino, Priscila Glória e Carolina Dos Anjos. 

“Documentos do Arquivo e Revoltas Escravas”


A última edição do projeto Quintas na Quinta acontece no dia 28 de agosto, às 14h30, no Arquivo Público do Estado da Bahia. Com o tema “Documentos do Arquivo e Revoltas Escravas”, o encontro recebe como convidado o historiador, pesquisador e professor do Departamento de História da Universidade Federal da Bahia, João José Reis. Para facilitar o deslocamento dos participantes, um ônibus gratuito sairá às 14h, do Teatro Castro Alves para o Arquivo Público, com retorno às 17h. O ponto de encontro é na biblioteca do Teatro.

SEMINÁRIO INTERNACIONAL “CULTURA, POLÍTICA E TRABALHO NA ÁFRICA MERIDIONAL"


O prazo para inscrições de propostas para o Seminário Internacional “Cultura, Política e Trabalho na África Meridional” está aberto até 25 de setembro próximo.  O evento, que irá ocorrer na UNICAMP (Campinas, Brasil) de 11 a 14 de maio de 2015, propõe uma reflexão sobre a África Meridional, enfatizando o ponto de vista africano em detrimento das políticas e experiências coloniais. Organizado pelo CECULT e pelo Harriet Tubman Institute da York University, o seminário oferece a oportunidade para estreitar laços entre pesquisadores e estudantes dos dois centros, mas também acolhe parceiros vinculados a outras instituições de ensino e pesquisa nas Américas, Europa e África. 

Clique aqui para mais informações sobre os objetivos do Seminário e receber instruções como fazer sua inscrição.

ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DA BAHIA TERÁ ATENDIMENTO SUSPENSO


Devido às obras de recuperação do telhado, forro e assoalho do Arquivo Público do Estado da Bahia, no bairro da Baixa de Quintas, a Fundação Pedro Calmon/SecultBa informa que a partir do dia 08 de setembro de 2014, estará suspenso, temporariamente, o atendimento ao público prestado pelo Arquivo. Saiba mais: http://goo.gl/tyeFfv

SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES NO ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DA BAHIA


Portaria nº 143 /2014, de 04 de Agosto de 2014

A Diretora Geral da Fundação Pedro Calmon – Centro de Memória e Arquivo Público da Bahia, no uso de suas atribuições legais, Considerando o início das obras de recuperação total do telhado e forro, e assoalho do Arquivo Público do Estado da Bahia – APEB, no último dia 07 de Julho de 2014.

Considerando a necessidade de remanejamento dos setores do APEB, por conta das mencionadas obras de reforma. Considerando a segurança do patrimônio arquitetônico e documental e da integridade física dos funcionários, estudantes, pesquisadores e estudiosos
comumente presentes ao APEB.

INFORMA:
Art. I - A SUSPENSÃO do atendimento ao público, a saber:

Parágrafo Primeiro – a partir do dia 11 de Agosto de 2014, estará suspenso,
temporariamente, o atendimento ao público na Biblioteca Francisco Vicente Vianna – APEB.

Parágrafo Segundo – a partir do dia 08 de Setembro de 2014, estarão suspensos, temporariamente, todo e qualquer atendimento ao público e prestação de serviços, e visitação, inclusive à Sala de Consulta de Manuscritos e Impressos do APEB.

O término das suspensões, ora indicadas, dependerá de cronograma definido pela empresa executora das obras de recuperação total do telhado e forro, e assoalho do Arquivo Público do Estado da Bahia, e será passível de novo comunicado, a ser divulgado em imprensa oficial e outros órgãos de imprensa, e nas redes sociais.

Salvador Bahia, 04 de Agosto de 2014.
Maria de Fátima Fróes e Almeida Souto Maior

Diretora Geral
Fonte: Diário Oficial do Estado da Bahia 
Salvador, 25 de agosto de 2014
Nº 21.486

TERCEIRA BIENAL DA BAHIA – ARQUIVO E FICÇÃO – QUINTAS NA QUINTA


ARQUIVO PÚBLICO – DISCUSSÕES SOBRE PATRIMÔNIO 

Na oportunidade as discussões estarão centradas no patrimônio arquitetônico o "Solar da Quinta do Tanque" que repercute diretamente na preservação e no acesso do patrimônio arquivístico do APEB.

Convidadas: Fátima Fróes, diretora geral da Fundação Pedro Calmon / Secretaria de Cultura do Estado; Maria Teresa Navarro de Britto Matos, diretora do Arquivo Público do Estado da Bahia / Fundação Pedro Calmon; e Professora Rita de Cássia Rosado, coordenadora de Pesquisa do Arquivo Público do Estado da Bahia / Fundação Pedro Calmon.

Local: Arquivo Público do Estado da Bahia
Quando: 7 de agosto, às: 14:30
Endereço: Ladeira Quinta dos Lázaros - Baixa de Quintas / Salvador
Condução gratuita: Ônibus gratuito saindo do TCA para o Arquivo Público, às 14h  
Ponto de encontro na bilheteria do TCA
OBS: Não é permitida a entrada de pessoas trajando bermuda


RESULTADO DO CONCURSO “VÁRIAS HISTÓRIAS 2014”


Temos a satisfação de divulgar o resultado do Concurso “Várias Histórias 2014”, que contou com a avaliação dos professores Margarida de Souza Neves e Leonardo Affonso de Miranda Pereira, ambos do Departamento de História da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Agradecemos a todos os candidatos pela participação, concorrendo em um processo seletivo bastante disputado em vista da qualidade dos trabalhos apresentados.
Parabenizamos os aprovados, certos de que seus livros contribuirão para manter o perfil e o padrão de excelência da Coleção “Várias Histórias”, assim como para ampliar a produção e os debates no campo da História Social.

Seguem os autores e trabalhos selecionados, em ordem de classificação:

1º lugar - Iacy Maia Mata, Conspirações da "Raça de Cor": escravidão, liberdade e tensões raciais em Santiago de Cuba (1864-1881).

2º lugar - Robério Santos Souza, "Se eles são livres ou escravos": Escravidão e trabalho livre nos canteiros da Estrada de Ferro São Francisco, da Bahia – 1858-1863.

3º lugar - Ana Flávia Cernic Ramos, As máscaras de Lélio. Política, humor e indeterminação histórica nas crônicas de Machado de Assis (1883-1886).


4º lugar – Larissa Rosa Corrêa,"Disseram que eu voltei americanizada": relações sindicais Brasil-Estados Unidos na ditadura civil-militar (1961-1978).

FONTE: