RESULTADO DO CONCURSO “VÁRIAS HISTÓRIAS 2014”


Temos a satisfação de divulgar o resultado do Concurso “Várias Histórias 2014”, que contou com a avaliação dos professores Margarida de Souza Neves e Leonardo Affonso de Miranda Pereira, ambos do Departamento de História da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Agradecemos a todos os candidatos pela participação, concorrendo em um processo seletivo bastante disputado em vista da qualidade dos trabalhos apresentados.
Parabenizamos os aprovados, certos de que seus livros contribuirão para manter o perfil e o padrão de excelência da Coleção “Várias Histórias”, assim como para ampliar a produção e os debates no campo da História Social.

Seguem os autores e trabalhos selecionados, em ordem de classificação:

1º lugar - Iacy Maia Mata, Conspirações da "Raça de Cor": escravidão, liberdade e tensões raciais em Santiago de Cuba (1864-1881).

2º lugar - Robério Santos Souza, "Se eles são livres ou escravos": Escravidão e trabalho livre nos canteiros da Estrada de Ferro São Francisco, da Bahia – 1858-1863.

3º lugar - Ana Flávia Cernic Ramos, As máscaras de Lélio. Política, humor e indeterminação histórica nas crônicas de Machado de Assis (1883-1886).


4º lugar – Larissa Rosa Corrêa,"Disseram que eu voltei americanizada": relações sindicais Brasil-Estados Unidos na ditadura civil-militar (1961-1978).

FONTE: