NOTÍCIAS DO NATAL - UM FELIZ NATAL A TODOS OS COLABORADORES, AMIGOS E VISITANTES DO PESQUISANDO A HISTÓRIA


Revista História Oral: Memória, Trabalho e Transformações Sociais

(CLICK NA IMAGEM E ACESSE A REVISTA NA ÍNTEGRA) 

O dossiê quer reunir trabalhos interessados em refletir sobre a História Oral e a História do Tempo Presente e as sobre as aproximações entre os dois campos de conhecimento.  Partindo da História do Tempo Presente como perspectiva de análise e conjunto de objetos passíveis da interpretação do historiador, a proposta inclui a discussão acerca da constituição da memória, da emergência dos testemunhos, do protagonismo dos atores individuais e coletivos e do uso da documentação oral, bem como da oralidade midiatizada (nos produtos da indústria cultural e da comunicação e nas novas formas narrativas e de constituição dos acervos audiovisuais e sonoros). Organizadoras:  Profa. Carla Rodeghero e Profa. Márcia Ramos de Oliveira.
Artigos (para o dossiê, temas diversos, multimidia), entrevistas e resenhas serão recebidos até 31 de março de 2014, através do site: http://www.revista.historiaoral.org.br  

REVISTA HISTÓRICA


A Revista Histórica Online, publicada pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo, chega à sua 60º edição com o tema "Arquivos do Judiciário: Crime e Família". Neste número, a Histórica traz os seguintes artigos:

 - O quanto valia, afinal? O problema dospreços nos inventários post-mortem do século XIX, do historiador Fernando Costa, sobre a leitura crítica de inventários no século retrasado;

- Vigilância eclesiástica e disciplinamentosocial: limites e especificidades das prerrogativas da justiça diocesana noséculo XVII, da historiadora Patrícia Ferreira dos Santos, sobre a coexistência da justiça do rei de Portugal e a da Igreja Católica, durante o Brasil Colônia;

- Queixas de crimes sexuais e formação de famílias:interesses particulares e interesses do Estado entre as décadas de 1890 e 1970, do psicólogo Rafael de Tilio, sobre os reflexos do Código Penal de 1940 no tratamento de crimes como o estupro e a sedução pela Justiça brasileira;

- Marginalização, delinquência e criminalidadeinfantil na cidade de São Paulo no início do século XX, do historiador Robson Roberto da Silva, sobre a questão do menor marginalizado, nas primeiras décadas do século XX.

Na seção Imagens de uma época, a Revista destaca fotos de 34 Grupos Escolares construídos na Primeira República: edificações feitas no estilo neoclássico vigente na época, e que funcionam até hoje.

Para a próxima edição, a Revista Histórica procura estudos sobre a escravidão enquanto objeto histórico, e sobre os documentos e marcas que a complexa teia de relações sociais e econômica da escravidão deixou na sociedade brasileira. Os artigos podem ser enviados até a segunda quinzena de fevereiro de 2014 para histórica@arquivoestado.sp.gov.br .

Boa Leitura!
Centro de Difusão e Apoio à Pesquisa
Arquivo Público do Estado de São Paulo


CONCURSO UFBA - HISTÓRIA DA AMÉRICA

É com muita alegria que felicitamos a nossa colega de linha Iacy Mata, por mais essa vitória. Na certeza de que sua experiência e conhecimento serão fundamentais para formação de nossos novos historiadores! 
   

CONVITE: COMENDA 2 DE JULHO


Os historiadores e professores de várias gerações da Bahia, Cid Teixeira, 88 anos, e Luís Henrique Dias Tavares, 87, serão homenageados com a Comenda 2 de Julho, em sessão especial a ser realizada na próxima sexta-feira (13), às 9h30, no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia, por iniciativa do ex-aluno, o historiador e deputado do PT, Zé Raimundo Fontes. Ao propor e aprovar no plenário a concessão da comenda, ele quis promover o maior reconhecimento do Legislativo baiano a personalidades que se destacam pela atuação política, cultural, acadêmica e nas diversas áreas.

IDENTIDADES NEGOCIADAS - JEFFREY LESSER



Fizemos uma entrevista exclusiva com o historiador norte-americano Jeffrey Lesser, professor da Emory University, em Atlanta, Estados Unidos. Lesser tem dado importantes contribuições à historiografia que se debruça sobre os estudos de etnicidade, imigração e raça no Brasil.


"Eu acho que parte deste debate é um debate sobre identidades”, respondeu o historiador norte-americano Jeffrey Lesser quando perguntado sobre a política imigratória do primeiro Governo Vargas em relação aos judeus. De início, a resposta pode parecer estranha. Mas ela é tão original quanto coerente quando se olha para a obra de Lesser, um dos mais importantes “brasilianistas” da atualidade. Professor da Emory University, em Atlanta, Estados Unidos, Jeffrey Lesser vem se dedicando nos últimos anos ao estudo de questões ligadas a formação e a representação de comunidades estrangeiras no Brasil, sobretudo de judeus e japoneses, com o foco na formação das identidades nacionais e tendo por característica problematizar as múltiplas camadas identitárias dos sujeitos históricos que fazem parte de sua pesquisa. Em entrevista exclusiva ao Café História, o historiador explicou como nosso olhar para as políticas imigratórias de Vargas, principalmente durante do Estado Novo, deve levar em conta uma série de variáveis, para além daquilo que consta na documentação oficial do período, tais como os conceitos de negociação, etnicidade, comunidade e, principalmente, identidade. Mas a conversa com o Café não ficou apenas no tema da imigração judaica para o Brasil. O historiador também contou como começou o seu interesse por história do Brasil, a mudança no status dos estudos brasileiros nos Estados Unidos e os desafios conceituais a que todos os historiadores devem estar atentos no decorrer de suas pesquisas. Jeffrey Lesser possui graduação e mestrado pela Brown University e doutorado pela New York University. Já ministrou aulas e palestras em universidades brasileiras, com as quais mantém contato constante, e publicou diversos livros no Brasil, com destaque para “O Brasil e a Questão Judaica” (1995, Ed.Imago), “Uma Diáspora Descontente” (2008, Ed. Paz e Terra) e “A Negociação da Identidade Nacional” (2005, Ed.UNESP). Confira a nossa entrevista e compartilhe a mesma, se possível, nas redes sociais que você participa.
ACESSE A FONTE: CAFÉ HISTÓRIA 

CADERNOS DE ESTUDOS AFRICANOS

Frederick Douglass: The Most Photographed American in 19th Century


Frederick Douglass has been designated as the most photographed American in the 19th century.

Zoe Trodd, a professor and chair of American Literature in the Department of American and Canadian Studies at the University of Nottingham, found this fact out while doing research project for a pair of scholarly projects on the famous abolitionist and working on her book for W.W.Norton. While searching through all of the known photographs of Frederick Douglass, she found that he was the most photographed American of the 19th century, according to her recently published article in the New Haven Register, a daily newspaper published in New Haven, Connecticut.

At least 160 photographs of Douglass have been found since Dr. Trodd started her project.


“General George Armstrong Custer used to be considered the most photographed American of the 1800s with around 155 known photos, following President Abraham Lincoln and the writer Walt Whitman with 130 photos each,” Dr. Trodd said to the New Haven Register.

For a complete article go to: http://bit.ly/Kjv0Tb

LANÇAMENTO: INQUISIÇÃO E JUSTIÇA ECLESIÁSTICA


Concurso: Humanidades e Letras no Ceará e Bahia


A Unilab, por meio do Instituto de Humanidades e Letras, abre inscrições de candidatos ao concurso para provimento de 27 vagas da carreira de Magistério Superior, na Classe de Professor Adjunto A, sendo 21 vagas para professores que atuarão em São Francisco do Conde, na Bahia, e 06 vagas para o Campus da Liberdade, em Redenção, no Ceará.
A remuneração inicial será de R$ 8.049,77, fixada com base no valor do Vencimento Básico (VB) de Professor Adjunto A, acrescida da Retribuição por Titulação (RT) de Doutor.
Informamos que os perfis dos Editais Nº 108 e 115 foram alterados de acordo com os Editais Nº 121 e 123, respectivamente. Confira os Editais.

Campus de São Francisco do Conde (BA)


Estão abertas vagas para os seguintes Setores de Estudo: Teoria da Literatura, Literaturas em Língua Portuguesa, Linguística, Estética e História da Arte, Educação, Ciências Humanas, Filosofia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Sociologia e Antropologia. As inscrições podem ser feitas presencialmente ou por Correios – via Sedex ou por Procuração, na diretoria do Campus de São Francisco do Conde (Av. Juvenal Eugênio Queiroz – Centro, CEP: 43.900-000 – São Francisco do Conde – BA – Brasil), de 25 de novembro a 30 de dezembro de 2013, excluindo-se os sábados e os domingos, no horário das 08h às 12h e das 14h às 17h. O processo seletivo constará de provas escrita e didática, da avaliação de títulos, de caráter classificatório, e da entrevista, de caráter classificatório.
ACESSE: UNILAB 

Biblioteca Nacional lança edital para seleção de pesquisadores


Edital público para seleção de pesquisadores – Edição 2013

Edital tem como objetivo a seleção de pesquisadores para concessão de bolsas, visando incentivar a produção de trabalhos originais, desenvolvidos a partir de pesquisas nos acervos da Biblioteca Nacional.

A FBN concederá, através do Programa Nacional de Apoio à Pesquisa (PNAP), até 32 (trinta e duas) bolsas, com desembolso mensal, por um período de 1 (um) ano para pesquisadores brasileiros, natos ou naturalizados, ou estrangeiros com residência e visto permanentes no Brasil, e de 6 (seis) meses para pesquisadores estrangeiros, todas sem direito a renovação.

As bolsas, divididas em três categorias, estão previstas com a seguinte configuração:
11 bolsas para pesquisadores-doutorandos (matriculados como alunos regulares em programas de doutorado reconhecidos pela CAPES), no valor unitário de 26.400,00 (vinte e seis mil e quatrocentos reais), dividido em 12 (doze) parcelas mensais de 2.200,00 (dois mil e duzentos reais);

2 bolsas para pesquisadores-doutorandos estrangeiros, vinculados a cursos de pós-graduação 
de instituição reconhecida sediada no exterior, no valor unitário de 26.400,00 (vinte e seis mil e quatrocentos reais), dividido em 6 (seis) parcelas mensais de 4.400,00 (quatro mil e quatrocentos reais);

19 bolsas para pesquisadores-juniores, de Apoio Técnico à Pesquisa, matriculados como alunos regulares em cursos de graduação reconhecidos pelo MEC, no valor unitário 6.600,00 (seis mil e seiscentos reais), dividido em 12 (doze) parcelas mensais de 550,00 (quinhentos e cinquenta reais).