“HISTORIADOR, COMO ANDA SEU ARQUIVO?”

Colegas,

Na assembleia geral da Anpuh, que aconteceu em Ilhéus, por ocasião do VI Encontro Estadual de História, uma das tarefas propostas para a Diretoria foi a de desenvolver ações relativamente aos acervos documentais: sua guarda, preservação e condições de acesso pelos pesquisadores. Com o intuito de cumprir o que foi deliberado, estamos trabalhando no sentido de construir um quadro/diagnóstco da situação dos arquivos públicos baianos, Para tanto entendemos que a sua participação é fundamental, afinal somos nós, historiadores, os principais usuários daquilo que está, ou deveria estar, guardado em velhas, e quentes, salas das cidades da Bahia. A sua colaboração possibilitará a produção de um relato sobre as condições de arquivamento e, por consequência, uma mirada sobre as formas que os poderes olham o passado baiano, como também as injunções políticas que se façam necessárias por parte na nossa associação.
Solicitamos a mais ampla divulgação desta mensagem, bem como o envio do formulário “HISTORIADOR, COMO ANDA SEU ARQUIVO?” até o próximo dia 05 de abril, exclusivamente para o endereço eletrônico anpuh.bahia@uesc.br. Além das respostas individuais, entendemos como sendo de enorme relevância que os Colegiados, Programas, Centros de Documentos e Laboratórios de Pesquisa, entre outros, também respondessem.
No próximo dia 9 de abril, a ANPUH - Bahia estará reunida com a Presidência da Fundação Pedro Calmon, nas dependências do Arquivo Público do Estado da Bahia. O efetivo preenchimento do formulário e sua a devida sistematização das respostas, devem se configurar em importante instrumento de diálogo e negociação.

Contamos novamente com sua pronta e engajada colaboração.

Saudações Históricas,

Diretoria da ANPUH - BAHIA
Gestão 2012/2014

BAIXE O FORMULÁRIO: