Lançamento: Linguagens urbanas, memórias da cidade...

O presente livro baseia-se em um estudo cujo o suporte fundamental são depoimentos orais, quando trabalhadores objetivam essas vozes da cidade: linguagens e memórias orais que oportunizam, sobremaneira, reflexões acerca de uma Salvador de migrantes. Ainda que não contenham a totalidade das evidências estudadas, a fonte oral foi aquela que apresentou evidências de modo a permitir melhores avanços na interpretação histórica perseguida. São observados no livro hábitos e valores difíceis de serem surpreendidos fora da narrativa oral. Experiências históricas de trabalhadores baianos impossíveis de serem negligenciadas. Talvez um elemento perturbador na instabilidade equilibrada em salões acadêmicos, como se a palavra falada negasse a escrita e vice-versa, num simples jogo de voz x letra. Presenciamos no livro de Charles Santana, Salvador matizada pela diversidade, ainda que o ângulo privilegiado seja o de trabalhadores de roças do Recôncavo, notadamente aqueles que contribuíram através da concessão de entrevistas.

Em contraponto aos projetos urbanos homogeneizadores, Charles Santana traz a experiência do múltiplo, do heterogêneo. E a pesquisa ambientada no âmbito da cultura, pelo viés da História Social, revelou um trabalho em que o grande desafio inegavelmente vencido pelo autor foi o de capturar cada novo sentido e significado das memórias narradas. Sua capacidade de recomposição de lembranças extraídas do esquecimento, sua sensibilidade em focalizar as nuances entre os momentos vividos pelos depoentes e o que é narrado, referem-se a uma cuidadosa investigação no âmbito da História Oral.
“Linguagens Urbanas, Memórias da Cidade: vivências e imagens da Salvador de migrantes” constitui-se num livro revelador do interesse do autor pela História Social da Cultura que vem dando identidade a sua produção historiográfica. Não trazendo nem certezas, verdades, nem conclusões, sua pesquisa deixa em aberto amplas possibilidades para quem queira conhecer mais a cidade, do ponto de vista da construção de territórios por ex-trabalhadores rurais.
Professora Doutora Vilma Maria do Nascimento

O lançamento será dentro da programação do V Encontro da ANPUH-Ba, no campus da Federação da UCSAL, no dia 27 de julho, às 18:00 hs.

Acesse: http://www.annablume.com.br/comercio/product_info.php?cPath=15&products_id=1372&PHPSESSID=f1460649d8056897576297731aa6d851