Centenárias Saudações a Gaiaku!


Este ano a cidade de Cachoeira celebra o centenário de Gaiaku Luiza,uma das maiores referências no mundo quando se fala das religiões de matriz africana da Bahia. Portadora de reconhecido saber sobre a liturgia, tornou-se líder do Húnkpámè Ayíonó Huntóloji, de nação jeje-mahin, no final dos anos 50. Gaiaku Luiza, descendente de africanos em terceira geração, nasceu e cresceu dentro do universo religioso, onde aprendeu muita coisa a partir do contato direto com as tias mais velhas do candomblé. Chegou a morar na Roça de Ventura, em Cachoeira. Iniciada pela nação Ketu em 1937, Gaiaku Luiza teve iniciação no culto jeje em 1944, no terreiro do Bogun, em Salvador. Seu nome de batismo era Luiza Franquelina da Rocha, nascida em 1909, num ambiente que respirava os primeiros vinte anos após a abolição da escravatura. Portanto, conheceu os dissabores da época, enfrentados
pela comunidade religiosa de origem africana. Uma mulher de forte temperamento que atravessou a fronteira do século XXI, tornando-se um patrimônio vivo dos rituais afro-brasileiros. Pequena comerciante no antigo centro de Salvador, Gaiaku Luiza foi símbolo urbano de inspiração para poetas e compositores. Faleceu em 20 de junho de 2005.


Religião de matriz africana em Cachoeira: o caso Gaiaku Luiza, é o mini-curso do IV Interculte da Unijorge, promovido pelo Departamento de História, com o antropólogo Marlon Marcos. Serão abordados os principais modelos rituais de Cachoeira, com a proposta de dinamizar reflexões sobre nações de candomblé, suas intercessões e seu histórico comum em torno da sacerdotisa.

Onde: Unijorge
Quando: 22 à 30 de outubro de 2009.
Investimento: R$10,00

ACESSE: http://www.fundacaocultural.ba.gov.br/agendacultural/agenda-out-2009.pdf