GAMES E HISTÓRIA: O USO DE JOGOS DIGITAIS COMO FONTES HISTÓRICAS


Coordenador(es): DIOGO TRINDADE ALVES DE CARVALHO (Doutorando(a) - UFBA)

Ementa / Justificativa: Ementa: 

Na contemporaneidade o uso de jogos de eletrônicos se tornou comum no cotidiano de milhões de pessoas. Atualmente, os games possuem a capacidade de recriação e mixagem de eventos históricos. A utilização de jogos eletrônicos não está somente restrita ao entretenimento, mas também está relacionado a estratégias de disseminação de discursos sobre eventos históricos de suma importância. Neste sentido, pretendemos abordar a viabilidade da utilização dos games como fontes históricas, contextualizando-os a partir de intersecções com as discussões historiográficas, ainda em curso, sobre o uso de fontes nascidas em meios digitais e que constituem um novo campo de abordagem documental imprescindível para a historiografia contemporânea. Iremos expor, no decorrer do minicurso, as discussões teóricas sobre as culturas digitais, o estágio das pesquisas sobre história e jogos eletrônicos no Brasil e no mundo. Também apresentaremos uma metodologia especifica de análise para games com foco na pesquisa histórica formulada a partir das reflexões de Espen Aarseth sobre este tema.
Justificativa: A distância de determinado objeto dificulta a sua adoção para análise em determinados campos do saber. A dificuldade da aceitação de novas fontes impede que o escopo interpretativo sobre determinados fenômenos, como a gamificação, seja debatido por algumas áreas como a historiografia. Existe uma distância entre a historiografia e as culturas digitais. Por isso, temos a intenção de contribuir, através deste minicurso, no sentido de diminuição destas distâncias e do estranhamento que o uso deste tipo de fonte ainda causa na historiografia.

Conteúdo programático / Metodologia: Metodologia.

Durante o minicurso iremos expor uma visão panorâmica sobre o uso de games como fontes históricas. No primeiro momento, apresentaremos os debates sobre temas inerentes ao uso de novas fontes digitais. Após a discussão teórica sobre estes temas, iremos apresentar uma proposta de metodologia de análise de games desenvolvida no âmbito da nossa pesquisa de doutoramento.
1: Apresentação e debate sobre o conteúdo programático.
2: Apresentação da metodologia de análise historiográfica dos games.

Conteúdo programático.


Culturas Digitais: debates e interpretações. O uso de fontes nascidas em meio digital. Noções sobre audiovisualidade e seus impactos na historiografia. História dos videogames. Games como fontes históricas no Brasil e no Mundo. Gamificação e a sociabilidade contemporânea. Abordagem metodológica dos games no âmbito da historiografia.