BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL, COMISSÃO FORMADA PARA CONSTRUÇÃO DO MONUMENTO DO IPIRANGA EM 1875


Passados 53 anos da Independência do Brasil, reuniu-se uma comissão a fim de erigir o Monumento Nacional do Ypiranga, para tanto fora enviado ofício ao Presidente da Província da Bahia para que se junta-se os meios necessários para a sua construção. O conjunto escultórico em granito e bronze realizado pelo italiano Ettore Ximenes, foi inaugurado no dia 7 de setembro de 1922, em comemoração ao centenário da Independência, mas s[o foi concluído quatro anos depois. Em 1953, uma cripta foi construída no interior do monumento para abrigar os restos mortais de Dom Pedro I e de suas duas esposas, as imperatrizes Dona Leopoldina de Habsburgo e Dona Amélia de Leuchtenberg.

O documento mostra que a obra foi idealizada ainda no século XIX.





Comissão de Obras, São Paulo, 21 de setembro de 1875.

 

Movimento do Ypiranga – A comissão nomeada pela câmara municipal da cidade de São Paulo para promover a ereção do monumento nacional do Ypiranga, dirigiu a Vossa Excelência Presidente da Província o seguinte ofício. Ilustríssimo Excelentíssimo Senhor.

Tendo a Câmara Municipal desta Cidade tomado a si promover a ereção do Monumento Nacional do Ypiranga comemorativo da Independência do Brasil, e havendo para esse fim nomeado uma Comissão de que somos órgãos, temos a honra de transmitir a Vossa Excelência o Manifesto junto que em nome dela dirigimos a nação; e invocando o acrisolado patriotismo de Vossa Excelência, rogamos-lhe de tomar sob sua proteção tão indeclinável, quão gloriosa empresa.

Em consequência digne-se Vossa Excelência fazer que nessa Província o Manifesto receba a maior possível publicidade; e interpor o prestígio de sua autoridade em ordem a que não só as Câmaras Municipais nomeiem Comissões em cada Distrito de Paz de seu Município para agenciarem subscrições e arrecadarem seu produto que sejam, admitindo assinatura por mais módicas que sejam, e enviando-nos a relação dos subscritores e importância dos ditos produtos cobrados; mas também a que o Inspetor da Tesouraria de Fazenda providencie a recepção pelas Agências Fiscais que pertencem tais Distritos, das contribuições que lhes forem entregues e remessa a Tesouraria, sendo por esta enviado o montante delas ao Tesouro Nacional.

Finalmente, rogamos a Vossa Excelência que se digne providenciar como entender afim de que chegue ao conhecimento dos que tiverem de se corresponder sobre este assunto, que sendo obra pública empreendida pela Câmara Municipal desta Cidade em seu Município segundo o respectivo Regulamento a correspondência pode transitar pelo correio livre de porte; visto tratar-se de serviço público. Deus Guarde a Vossa Excelência. São Paulo, 28 de setembro de 1875. Ilustríssimo Excelentíssimo Senhor Presidente da Província da Bahia.

O Presidente da Comissão, Ernesto Mariano da Silva Ramos. O Secretário, Diogo de Mendonça Pinto. De que do manifesto que publicamos em um dos números passados.

Ilustríssimo Excelentíssimo Senhor

A Câmara Municipal desta Imperial Cidade, atendendo a que a Independência do Brasil foi aclamada no Ypiranga, bairro da mesma Cidade, e por isso convicto que lhe corre o dever de assumir a iniciativa na ereção do Monumento a tão glorioso feito, deliberou em sessão de 5 de agosto do corrente ano promover a sua realização.

Dando conhecimento a Vossa Excelência desse nobre empenho, e ratificando a rogativa que a respeito a Comissão existente nesta Cidade por ela incumbida de curar dos meios de satisfazer tão imprescindível necessidade nacional, a Vossa Excelência dirige, rogando-lhe a coadjuvação que puder dispensar, confiada que se dignará prestar mais esse serviço ao país, inscrevendo-se assim entre os maiores auxiliares da gloriosa empresa.

Des Guarde a Vossa Excelência. Paço da Câmara Municipal da Cidade de São Paulo,   de outubro de 1875.

Ernesto Mariano da Silva Ramos  

Fonte: Arquivo Público do Estado da Bahia, seção colonial/provincial, Comissões do Governo, Comissões de Obras – 1847-1875. Maço: 1589.