CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS PREPARAÇÃO PARA EMERGÊNCIAS PARA O PATRIMÔNIO CULTURAL SOB AMEAÇA



O Prince Claus Fund e a Fundação Gerda Henkel anunciam uma Chamada Aberta para propostas voltadas especificamente para a Preparação para Emergências para o Patrimônio Cultural sob Ameaça. Convidamos profissionais da cultura, instituições e ONGs locais a apresentar suas idéias para medidas de proteção do patrimônio cultural tangível contra o perigo agudo e a perda irreversível. Congratulamo-nos com as aplicações da África, Ásia, América Latina e Caribe.

Quando um desastre natural ou induzido pelo homem ataca, os danos a museus, arquivos, sítios arqueológicos, bibliotecas e prédios históricos são muitas vezes enormes. A herança tangível pode até ser perdida para sempre, quando faltam recursos locais e capacidades de resgate. Embora os desastres nem sempre possam ser previstos, os danos ao patrimônio cultural podem ser mitigados por meio da preparação para emergências.

O Prince Claus Fund, por meio de seu programa de Resposta a Emergências Culturais (CER), e a Fundação Gerda Henkel, por meio de sua iniciativa de financiamento Patrimonies, apoiam a proteção e a preservação do patrimônio cultural em regiões em crise. Ambas as fundações têm uma história de prevenção e minimização da perda de patrimônio cultural. Os projetos apoiados no passado variaram desde a implementação do fortalecimento sísmico na reconstrução dos templos do Nepal após o terremoto de 2015, até o apoio a redes locais para desenvolver planos de emergência para arquivos no Caribe após os furacões de 2017 e o aumento de medidas de segurança para grupos vulneráveis. para saquear na Jordânia.

Este pedido conjunto de candidaturas visa apoiar o desenvolvimento e implementação de mais medidas preparatórias para os edifícios, coleções e locais do patrimônio para os proteger, caso ocorra uma catástrofe. Além disso, incentivamos as organizações a melhorar sua preparação para emergências implementando as lições aprendidas durante incidentes anteriores. O chamado também visa intensificar os esforços de nossas Fundações no campo, conscientizar sobre sua importância e ilustrar como os conceitos preventivos podem salvaguardar o patrimônio. Praticantes culturais, instituições e ONGs locais são encorajados a apresentar suas idéias e planos para a proteção do patrimônio cultural tangível sob ameaça.



Transferências
Elegibilidade e Como Aplicar a Prontidão para Emergências para o Patrimônio Cultural sob Ameaça. 
O prazo para inscrições é 21 de junho de 2019 às 17:00, horário de Amsterdã . As candidaturas recebidas após o prazo não podem ser consideradas. Recomenda-se não esperar até o prazo final, mas para aplicar o mais rapidamente possível.

Os candidatos receberão um e-mail de confirmação assim que a declaração de necessidade for recebida. Os candidatos mais promissores serão convidados a apresentar pedidos detalhados no início de julho de 2019. O prazo para inscrições completas é 31 de julho de 2019. As inscrições completas receberão as decisões finais até o final de novembro de 2019.
ACESSE: 
https://princeclausfund.org/emergency-preparedness-for-cultural-heritage-under-threat-2019?fbclid=IwAR23gSqiwB0phBNdvikfk2lw5U65o0FjBOpvuNg1ReQxzVsHY39hZkz7-fY