CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS PREPARAÇÃO PARA EMERGÊNCIAS PARA O PATRIMÔNIO CULTURAL SOB AMEAÇA



O Prince Claus Fund e a Fundação Gerda Henkel anunciam uma Chamada Aberta para propostas voltadas especificamente para a Preparação para Emergências para o Patrimônio Cultural sob Ameaça. Convidamos profissionais da cultura, instituições e ONGs locais a apresentar suas idéias para medidas de proteção do patrimônio cultural tangível contra o perigo agudo e a perda irreversível. Congratulamo-nos com as aplicações da África, Ásia, América Latina e Caribe.

Quando um desastre natural ou induzido pelo homem ataca, os danos a museus, arquivos, sítios arqueológicos, bibliotecas e prédios históricos são muitas vezes enormes. A herança tangível pode até ser perdida para sempre, quando faltam recursos locais e capacidades de resgate. Embora os desastres nem sempre possam ser previstos, os danos ao patrimônio cultural podem ser mitigados por meio da preparação para emergências.

O Prince Claus Fund, por meio de seu programa de Resposta a Emergências Culturais (CER), e a Fundação Gerda Henkel, por meio de sua iniciativa de financiamento Patrimonies, apoiam a proteção e a preservação do patrimônio cultural em regiões em crise. Ambas as fundações têm uma história de prevenção e minimização da perda de patrimônio cultural. Os projetos apoiados no passado variaram desde a implementação do fortalecimento sísmico na reconstrução dos templos do Nepal após o terremoto de 2015, até o apoio a redes locais para desenvolver planos de emergência para arquivos no Caribe após os furacões de 2017 e o aumento de medidas de segurança para grupos vulneráveis. para saquear na Jordânia.

Este pedido conjunto de candidaturas visa apoiar o desenvolvimento e implementação de mais medidas preparatórias para os edifícios, coleções e locais do patrimônio para os proteger, caso ocorra uma catástrofe. Além disso, incentivamos as organizações a melhorar sua preparação para emergências implementando as lições aprendidas durante incidentes anteriores. O chamado também visa intensificar os esforços de nossas Fundações no campo, conscientizar sobre sua importância e ilustrar como os conceitos preventivos podem salvaguardar o patrimônio. Praticantes culturais, instituições e ONGs locais são encorajados a apresentar suas idéias e planos para a proteção do patrimônio cultural tangível sob ameaça.



Transferências
Elegibilidade e Como Aplicar a Prontidão para Emergências para o Patrimônio Cultural sob Ameaça. 
O prazo para inscrições é 21 de junho de 2019 às 17:00, horário de Amsterdã . As candidaturas recebidas após o prazo não podem ser consideradas. Recomenda-se não esperar até o prazo final, mas para aplicar o mais rapidamente possível.

Os candidatos receberão um e-mail de confirmação assim que a declaração de necessidade for recebida. Os candidatos mais promissores serão convidados a apresentar pedidos detalhados no início de julho de 2019. O prazo para inscrições completas é 31 de julho de 2019. As inscrições completas receberão as decisões finais até o final de novembro de 2019.
ACESSE: 
https://princeclausfund.org/emergency-preparedness-for-cultural-heritage-under-threat-2019?fbclid=IwAR23gSqiwB0phBNdvikfk2lw5U65o0FjBOpvuNg1ReQxzVsHY39hZkz7-fY

PALESTRA: IDENTIFICAÇÃO FOTOGRÁFICA: TEORIA E PRÁTICA


Palestra gratuita sobre "Identificação fotográfica" na Fundação Fernando Henrique Cardoso, a ser fornecida por Renata Bassetto de Oliveira, dia 7 de junho de 2019, das 18h às 20h .
ACESSE: 

Manual de estilo acadêmico: trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses

A obra tem a autoria de Nídia M. L. Lubisco e Sônia Chagas Vieira, que contaram com o apoio da Edufba para essa versão revista e ampliada. O novo prefácio foi escrito por Flávia Rosa, atual diretora da Editora da Ufba.

Resumo: Com a finalidade de atualizar nossos leitores na aplicação imediata das normas NBR 6022 (artigos ) e 6023 (referências), que dizem respeito diretamente aos trabalhos acadêmicos, procedemos, por iniciativa da EDUFBA, a esta 6ª edição, informando que as alterações feitas se referem às duas normas citadas, à revisão de alguns aspectos gráficos que poderiam interferir na sua interpretação e à atualização de algumas orientações e informações. Considerando que tem sido comum ouvir, no âmbito acadêmico, que a ABNT atualiza as normas com demasiada frequência, vimos informar, a título de exemplo e por oportuno, que a NBR 6023 se encontrava em vigor desde 2002, portanto, há 16 anos. Assim, esperamos que esta 6ª edição seja compreendida como uma atenção especial aos estudantes, técnicos, professores e pesquisadores que, ao tratarem as questões formais em seus estudos, necessitam de pronta atualização e de se sentirem confiantes no uso deste Manual.
Download:  https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29414

PALESTRA: PALENQUES E CIMARRONES


MINICURSO COM O PROFESSOR Dr. ROBERT SLENES



Inscrições abertas para o minicurso (CHK17 – História Social da Escravidão) - Tornando-se Livre na Sociedade Escravista Brasileira: a Arte da Fuga e da Alforria.

Para realizar a inscrição, o discente deverá enviar um e-mail para lucasmeira@ufba.br com nome completo, matrícula, endereço, curso, semestre, número do Rg, CPF, e-mail para contato até o dia 23/05/2019. O assunto do corpo do e-mail deverá ser: Minicurso História Social da Escravidão.

Os discentes do PPGH poderão pedir aproveitamento do minicurso na forma de 01 (um) crédito.

Local – Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO), Pça. Inocêncio Galvão 43, Largo 2 de julho, Centro, Salvador.

Datas e horário: 2ª e 4a feira à noite, 18:30-20:30:27 e 29/05; 03 e 05/06 (quatro aulas).
Requisitos para inscrição: cursar programa de pós-graduação ou desenvolver pesquisa de iniciação científica no último ano da graduação
Professor: Robert Slenes. 

Para mais detalhes acesse: 
Att,
Lucas
Secretaria.

Biblioteca Central celebra 208 anos com programação gratuita



No dia 13 de maio, a Biblioteca Central do Estado da Bahia (BCEB/Barris), unidade da Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBa), completa 208 anos. Em pouco mais de dois séculos de serviços prestados à sociedade, a BCEB, primeira biblioteca pública da América 

Latina, comemora o aniversário com programação gratuita.
A abertura dos festejos acontece na próxima segunda-feira (13) com diversas atividades, como bate-papo, homenagens e apresentação do grupo de Cordas Dedilhadas da Neojibá e da Camarata da OSBA.

O destaque da programação é o bate papo A influência da Biblioteca na difusão da cultura em espaços não convencionais. A atividade conta com Maria José Goodwin, pedagoga e professora da Faculdade de Educação da UFBA, Ivanir Mattos, gerente de marketing do Shopping Center Lapa e do fotógrafo Nilton Souza.

A diretora da BCEB, Naiara Malta, destaca a importância da celebração. “Comemorar os 208 anos de existência da biblioteca é demonstrar para a sociedade que a unidade está em consonância com a discussão mundial sobre o papel das bibliotecas públicas contemporâneas na sociedade”, afirma.
Para a diretora, é papel da biblioteca, também, “oferecer à comunidade acesso a diversas manifestações culturais, tornando-se ponto de referência e serviços”, completa Naiara.

Confira abaixo a programação completa:

MANHÃ
9h: Abertura das atividades do aniversário pela Secretaria de Cultura através do Diretor Geral da Fundação Pedro Calmon, Zulu Araújo, e pela Diretora do Sistema de Bibliotecas do Estado da Bahia, Carmen Azevedo.

09h30: Abertura da Exposição Fotográfica “O Dia a dia da Biblioteca Central do Estado da Bahia”.

09h40: Apresentação do curta “A contribuição da Biblioteca na formação cultural do indivíduo”.

10h: Apresentação do grupo de Cordas Dedilhadas da Neojibá.
10h30: Bate–papo: “A influência da Biblioteca na difusão da cultura em espaços não convencionais”. Participantes: Maria José Goodwin (Pedagoga, Professora da Faculdade de Educação UFBA); Ivanir Mattos (Gerente de Marketing Center Lapa); Nilton Souza (Fotografo)

11h30: Homenagem a usuários atuantes da Biblioteca, com a entrega de placas de agradecimentos pela participação e presença nas ações e na utilização dos serviços prestados pela BCEB.
TARDE

14h30: Bate–papo: “O consumo da cultura em espaços não convencionais”. Participantes: 

Glaucea Fernandes (Produtora cultural); Dennissena (Artista e educador); Wilson Estavanovic (Fundador do Coletivo Retrô).

15h30: Apresentação do Grupo de Poesias Negritude em Nós. Moisés dos Palmares.

16h: Lançamento do livro “A Educação, o lúdico e a inclusão”, do Professor Doutor Marcos Welby.

16h30: Apresentação da Camerata da OSBA.

A Biblioteca Central do Estado da Bahia (BCEB), localizada nos Barris, oferece orientação às pessoas com deficiência visual, seminários, palestras, visitas guiadas e técnicas, exposições, orientação à pesquisa, espetáculos musicais, saraus e recitais. Com 207 anos de existência, é a biblioteca mais antiga da América Latina e primeira pública do Brasil. Atualmente conta com um acervo de 600 mil exemplares, distribuídos por setores como Braille, Infantil, Pesquisa/Referência, Obras Raras e Valiosas, Documentação Baiana, Artes e Audiovisual. A biblioteca funciona de segunda a sexta das 8h30 às 19h e aos sábados das 8h30 às 13h.

Serviço:
O que: Aniversário de 208 anos da Biblioteca Central do Estado da Bahia;
Quando: segunda-feira (13), às 9h;
Onde: Biblioteca Central do Estado da Bahia (BCEB/Barris)
Acesse a fonte: