I COLÓQUIO DE HISTÓRIA DO RIO DE JANEIRO COLONIAL



Organizadores: Maria Isabel de Siqueira e Thiago Krause

(21 a 23 de Novembro, UNIRIO)

Nas últimas décadas, a historiografia brasileira sobre o período colonial cresceu, se diversificou e amadureceu. Em razão de sua importância, o Rio de Janeiro foi um espaço privilegiado pelos pesquisadores, tendo sido objeto de diversos trabalhos que abriram novas perspectivas para o estudo de toda a América Portuguesa. O I Colóquio de História do Rio de Janeiro Colonial, organizado pelo Manto – Núcleo de Estudos Coloniais na Época Moderna – reunirá alguns dos principais especialistas brasileiros em atuação para fazer um balanço do estágio atual da historiografia sobre a capitania fluminense e debater as perspectivas futuras de pesquisa.

Para fazer a inscrição como ouvinte e receber posteriormente o certificado de participação, envie o comprovante de pagamento da inscrição para o e-mail abaixo. Caso necessite do CPF para fazer uma transferência interbancária, por favor enviem um e-mail pedindo.

Programação
Inscrição
- Valor: R$ 25,00.
- E-mail para enviar o comprovante de pagamento: coloquiorjcolonial@gmail.com  
- Conta para Depósito: Banco Bradesco, Conta-Corrente: 0023159-2, Agência: 6897 (Thiago Nascimento Krause)

Chamada Pública Projetos de Patrimônio Cultural – Segurança em Instituições Culturais Públicas de Guarda de Acervos Memoriais



Chamada para seleção de projetos de segurança em edificações que guardam acervos memoriais brasileiros, tais como museus, arquivos e bibliotecas. O valor total da seleção é de até R$ 25 milhões em recursos a serem deduzidos por meio da Lei Rouanet. A aprovação no PRONAC deverá ser comprovada no momento da contratação.
Acesse o edital para conferir todo o regulamento da seleção.

Inscrições

Serão recebidas entre 05.10 e 14.11.2018. Cada instituição cultural pública de guarda de acervo memorial poderá enviar somente uma proposta. Confira o passo a passo:

1. Para se inscrever, o interessado deverá preencher este formulário de inscrição online, com a obtenção do número de protocolo de inscrição do projeto. Em caso de dúvidas, confira Manual de preenchimento do formulário e de envio de arquivos eletrônicos ao BNDES.

2. Enviar versão digitalizada da documentação exigida no item 6.7 da chamada em um arquivo .zip único, ao final do formulário online. Seguir as instruções contidas no Manual de preenchimento do formulário e de envio de arquivos eletrônicos ao BNDES. Importante: o nome do arquivo deve ser composto pelo nome da instituição de guarda de acervos memoriais no seguinte formato: “nome da instituição.zip”.

4. Encaminhar documentação via Correio ou via protocolo do prédio do BNDES no Rio de Janeiro, EDSERJ, conforme descrito no item 6.3 da chamada.
Contato

Para contato, questionamentos e recursos, envie sua mensagem exclusivamente para o e-mail deduc_chamada01@bndes.gov.br.


FOTOGRAFIAS DE AFRICANOS E AFRODESCENDENTES EM PORTO ALEGRE


Organizado por Regina Célia Lima Xavier e Felipe Rodrigues Bohrer, o e-book Africanos, afrodescendentes: imagens de Porto Alegre reproduz diversas fotografias de africanos escravizados que foram levados para trabalhar no Rio Grande do Sul e de seus descendentes, produzidas no final do século XIX e início do XX. Além das imagens e de textos explicativos sobre diversos aspectos das cenas e pessoas fotografadas, há dois artigos, de autoria de Márcia de Castro Borges e Denise Stumvoll.

Com distribuição gratuita, o se destina a todos os que se interessam pela história da escravidão e do pós-abolição, com especial destaque para pesquisadores, alunos de pós e de graduação, ensino médio e fundamental. Ele busca contribuir para a efetivação da Lei 10639/03, atual Lei 11645/08, que estabeleceu a obrigatoriedade do ensino de “História Afro-brasileira e Africana”. É um belo convite para uma reflexão sobre as trajetórias dos africanos e dos afrodescendentes na região sul do país, e sobre as diferenças e as diversidades étnicas e culturais na formação da cidadania no Brasil.

Serviço:
Xavier, Regina Célia Lima; Bohrer, Felipe Rodrigues, Africanos, afrodescendentes: imagens de Porto Alegre [e-Book]. São Leopoldo: Ed. Oikos, 2018, 318p.ss
ISBN 978-85-7843-825-8
Baixe se exemplar:
http://www.guaritadigital.com.br/oikos/africanos.html#

Baixe outros títulos: 
http://www.escravidaoeliberdade.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=57  

MACRÓBIOS EM PORTUGAL SETECENTISTA



Alem-Tejo
Monte mor o novo 15 de Março
Na Quinta feira 23 de Fevereiro faleceu no Mosteiro de Nossa Senhora da Saudação das Religiosas Dominicas, a Madre Soror Catherina de Jesus, contando 137 anos de idade, de exemplar vida, conservando até a sua morte sempre o juízo perfeito, e memória fresca, lembrando-se dos sucessos mais antigos deste Reino, que sucederam no seu tempo.

Aos 20 do mês passado faleceu nesta Vila Antonio Frazam, oficial de Conteyro, natural da Vila da Batalha, com 113 anos de idade; foi casado, lhe havia a mulher morrido 2 anos antes com quase a mesma idade, e tão zelosa do pobre velho, e com tantos ciúmes dele, que em lhe tardando qualquer tempo que saia arrumado a um bordão, e tão corcovado sobre a terra, que não trazia a cabeça de distante dela quando andava, mais de 2 palmos e meio, que chegando a casa eram tais as gritarias, descompondo-o; que tinha ido a casa da amiga, que desacomodava a vizinhança, e lhe acudiam a apaziguá-la.  

Aveiro, 8 de Mayo
Faleceu a 2 do corrente no Convento de Jesus das Religiosas Dominicas desta Vila, com 100 anos de idade a Madre Soror Angela do Sacramento, com muitos sinais de predestinada, exercitando muitos atos de virtude, continuando o Coro, e mais ações da Comunidade, e lendo pelo Breviário, como se fora de vinte ou trinta anos.

FONTE: Folheto de Lisboa, 1741. 
Disponível em: www.memoria.bn.br