CONVERSANDO COM SUA HISTÓRIA: MOVIMENTOS REBELDES NA BAHIA DAS REGÊNCIAS

Resumo:
No período das regências (1831-1840), muitos movimentos rebeldes agitaram a vida pública das mais importantes cidades do Império. Concomitantemente, houve o surgimento de jornais, panfletos e associações políticas e econômicas que tiveram o papel de aglutinar pessoas em torno dos discursos de rebeldia.

A Cidade da Bahia e o Recôncavo estiveram entre as regiões mais afetadas por movimentos rebeldes de diversos tipos - a exemplo da Sabina (1837-1838) - muitos dos quais sustentaram a bandeira do federalismo tão divulgado na imprensa.
Esta palestra apresenta uma visão de conjunto desse contexto rebelde, revelando conjunturas, personagens e suas mudanças de postura em torno da questão política provincial e imperial no período em questão.


Vinícius Mascarenhas de Oliveira é mestre em História pela Universidade Federal da Bahia, onde desenvolveu pesquisas sobre a ação dos federalistas na Bahia que culminaram na dissertação denominada "Federalistas na Bahia: trajetórias, ideias, sociedades e movimentos (1831-1838)". Atualmente é professor da Ucsal e das redes estadual e municipal.

Conversando com sua História: “Arquivos baianos como espaço de memória do tráfico negreiro”



Resumo

A História do tráfico atlântico de escravos encontra-se registrada nos diversos Arquivos Baianos. Dentre os principais repositórios dessas fontes estão o Arquivo Público do Estado da Bahia, Arquivo Histórico Municipal de Salvador e Arquivo Histórico da Santa Casa de Misericórdia da Bahia.

Essa documentação encontra-se dispersa nessas instituições e ao longo do tempo vem fundamentando a produção de monografias, dissertações, teses e livros no Brasil e no exterior.

Agregando informações sobre esses arquivos, esta palestra apresenta algumas experiências de pesquisas, com essa documentação, que contribuem com a preservação da memória do tráfico de escravos na América e, especialmente, na Bahia.

Urano Andrade é formado em História pela Universidade Católica do Salvador, partícipe da linha de pesquisa Escravidão e Invenção da Liberdade da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente integra o projeto de digitalização dos Livros de Notas do Arquivo Público do Estado da Bahia (APEB).

Cândido Domingues é mestre em História pela Universidade Federal da Bahia, aonde realizou a pesquisa “perseguidores da espécie humana: capitães negreiros da cidade da Bahia na primeira metade do século XVIII. Atualmente é professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Atenciosamente,
Centro de Memória da Bahia
Fundação Pedro Calmon - Centro de Memória e Arquivo Público da Bahia
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia
Governo do Estado da Bahia

(71) 3117-6067

CONVERSANDO COM SUA HISTÓRIA


Centro de Memória da Bahia convida para a palestra "“Pelo Risco que lhe vai correndo no dito navio de mar e fogo e corsário”: Bahia e Holanda no Tráfico atlântico de escravos", que será proferida pelo professor Cândido Domingues (UNEB), no curso Conversando com a sua História, em 21 de setembro, mês dedicado a discussão do tema Trafico de escravos, organizado pelo Centro de Memória da Bahia/FPC.
Data: 21 de setembro
Horário: 17 horas

Local: na sala Kátia Mattoso - auditório da Biblioteca Pública do Estado da Bahia.

Eleições do Conselho Nacional de Política Cultural


A Representação Regional Bahia e Sergipe do Ministério da Cultura realizará no dia 12 de setembro de 2015, a Etapa Estadual das Eleições do Conselho Nacional de Política Cultural (CNCP), na Biblioteca Pública do Estado da Bahia, situada nos Barris.

O evento apresenta-se como uma oportunidade decisiva para definir a quantidade de delegados baianos para os fóruns nacionais, inclusive na área de ARQUIVOS.

Em anexo, segue o release com vistas à ampla divulgação e mobilização dos profissionais que trabalham e utilizam os ARQUIVOS. O encontro será decisivo para assegurar um maior número de representantes setoriais da Bahia! 

Todas as informações também encontram-se na página no Facebook  MinC Bahia e Sergipe link: https://goo.gl/hi2m9u
Para ter mais informação sobre como funciona o CNPC, acesse a plataforma: www.cultura.gov.br/votacultura
Acesse as redes sociais do Minc Bahia e Sergipe e ajude a divulgar esse processo democrático:
facebook : MinC Bahia e Sergipe https://goo.gl/hi2m9u
instagram: Minc Bahia e Sergipe

whatsapp: (71) 83661090 

As inscrições na plataforma digital do processo eleitoral para os Colegiados Setoriais e o Plenário do Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC) encontram-se abertas até o dia 26 de setembro de 2015.
Os interessados poderão se inscrever para votar ou se candidatar nos seguintes Colegiados: Arquitetura e Urbanismo; ARQUIVOS; Arte Digital; Artes Visuais; Artesanato; Circo; Culturas Afro-Brasileiras; Culturas Populares; Dança; Design; Literatura, Livro e Leitura; Moda; Música; Patrimônio Imaterial; Patrimônio Material e Teatro.
Para tirar dúvidas sobre o processo eleitoral, a coordenação do CNPC do Ministério da Cultura oferece uma série de canais. A plataforma digital dispõe de Fale Conosco; a Secretaria de Articulação Institucional (SAI) do MinC também atende demandas pelas redes sociais (Facebook eTwitter) e por meio do aplicativo de celular WhatsApp, número (61) 9241-0630, e para atendimento por telefone por (61) 2024-2186.

Confira o calendário de encontros estaduais – CNPC 

9 de setembro – Brasília (DF) / Vitória (ES) / Teresina (PI)
10 de setembro – São Luís (MA)
11 de setembro – Curitiba (PR) / Recife (PE) / Fortaleza (CE)
14 de setembro – Cuiabá (MT)
16 de setembro – Goiânia (GO) / Belém (PA) / Palmas (TO)
17 de setembro – Belo Horizonte (MG) / Macapá (AP)
18 de setembro – Rio de Janeiro (RJ) / Maceió (AL)
19 de setembro – Campo Grande (MS) / Florianópolis (SC)
23 de setembro – Aracaju (SE) / Campina Grande (PB) / Rio Branco (AC)
25 de setembro – Porto Velho (RO) / São Paulo (SP) / Boa  Vista (RR)
26 de setembro – Manaus (AM) / Porto Alegre (RS)

Fonte: 

AVENIDA 7 DE SETEMBRO: 100 ANOS DE HISTÓRIA

A mostra Expo 100 Anos da Avenida Sete comemora o centenário da via pública, que completa 100 anos no dia 7 de setembro. A exposição, cuja curadoria é de Nelson Cadena, reúne 40 painéis temáticos que registram imagens antigas, assim como textos que abordam diversos momentos da Avenida. 
 As imagens foram selecionadas dos acervos de Marisa Vianna, Nelson Cadena, Fundação Gregório de Mattos e Museu Tempostal, com programação visual do designer Mauro Ybarros.  A abertura da mostra acontece hoje (1/9), às 19h, com apresentação do Bahia Brass – quinteto de sopro do Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba). O projeto da exposição abrange, ainda, três palestras que acontecem nos dias 22, 23 e 24 de setembro, às 10h30, na Caixa Cultural.

FONTE: A NOTÍCIA, 9 DE SETEMBRO DE 1915 
Serviço: Caixa Cultural Salvador (Rua Carlos Gomes, 57, Centro/3421-4200). De terça a domingo, das 9h às 18h. Até 30/9.  

LANÇAMENTO: GUERRA FRIA E POLÍTICA EDITORIAL


Palestra - Memórias Reveladas e os Arquivos Públicos Estaduais


No próximo dia 10 de setembro, as 14:30, o Professor Márcio Porto, Diretor do Arquivo Público do Estado do Ceará e atual representante do segmento de Arquivos Públicos Estaduais no Conselho Nacional de Arquivos irá proferir palestra sobre - O Programa de Memórias Reveladas e os Arquivos Públicos Estaduais, na sede do Arquivo Público do Estado da Bahia, situada na Ladeira de Quintas, número 50, no bairro da Baixa de Quintas.
O tema proposto se apresenta como pertinente para divulgar e destacar os resultados do referido Programa no âmbito dos Arquivos Públicos Estaduais, em geral, e no Arquivo Público do Estado do Ceará, em particular. Essa iniciativa constitui uma proposta do Arquivo Público do Estado da Bahia e do Centro de Memória da Bahia para fortalecer a necessidade de consolidação de uma política pública de valorização e de resgate do patrimônio documental das lutas políticas ocorridas entre 1960-1980.
Atenciosamente
Centro de Memória da Bahia
Fundação Pedro Calmon - Centro de Memória e Arquivo Público da Bahia
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia
Governo do Estado da Bahia

55-71-3117-6067

Divulgado o resultado do Prêmio Capes de Tese 2015


A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulga nesta segunda-feira, 31, o resultado do PrêmioCapes de Tese, edição 2015, outorgado para as melhores teses de doutorado defendidas em 2014 e selecionadas em cada uma das 48 áreas do conhecimento reconhecidas pela Capes nos cursos de pós-graduação. A cerimônia de entrega dos prêmios acontecerá no dia 10 de dezembro de 2015, em Brasília.

A premiação é constituída pelo Prêmio Capes de Tese e Grande Prêmio Capes de Tese, em parceria com a Fundação Conrado Wessel. Serão concedidos, ainda, prêmios especiais para as áreas de Educação e de Ensino, em parceria com a Fundação Carlos Chagas.

Destaco e parabenizo as vitoriosas: Ana Flávia Magalhães Pinto e Luciana da Cruz Brito. Suas teses: 

Ana Flávia Magalhães Pinto 
FORTES LAÇOS EM LINHAS ROTAS: LITERATOS NEGROS, RACISMO E CIDADANIA NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX
Download:  


Luciana da Cruz Brito

IMPRESSÕES NORTE-AMERICANAS SOBRE ESCRAVIDÃO, ABOLIÇÃO E RELAÇÕES RACIAIS NO BRASIL ESCRAVISTA 
Download

Acesse o resultado na íntegra: