Conversando com sua História: “Arquivos baianos como espaço de memória do tráfico negreiro”



Resumo

A História do tráfico atlântico de escravos encontra-se registrada nos diversos Arquivos Baianos. Dentre os principais repositórios dessas fontes estão o Arquivo Público do Estado da Bahia, Arquivo Histórico Municipal de Salvador e Arquivo Histórico da Santa Casa de Misericórdia da Bahia.

Essa documentação encontra-se dispersa nessas instituições e ao longo do tempo vem fundamentando a produção de monografias, dissertações, teses e livros no Brasil e no exterior.

Agregando informações sobre esses arquivos, esta palestra apresenta algumas experiências de pesquisas, com essa documentação, que contribuem com a preservação da memória do tráfico de escravos na América e, especialmente, na Bahia.

Urano Andrade é formado em História pela Universidade Católica do Salvador, partícipe da linha de pesquisa Escravidão e Invenção da Liberdade da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente integra o projeto de digitalização dos Livros de Notas do Arquivo Público do Estado da Bahia (APEB).

Cândido Domingues é mestre em História pela Universidade Federal da Bahia, aonde realizou a pesquisa “perseguidores da espécie humana: capitães negreiros da cidade da Bahia na primeira metade do século XVIII. Atualmente é professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Atenciosamente,
Centro de Memória da Bahia
Fundação Pedro Calmon - Centro de Memória e Arquivo Público da Bahia
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia
Governo do Estado da Bahia

(71) 3117-6067