SEMINÁRIO: BAIANOS DE ÁFRICA AFRICANOS DA BAHIA

A migração transatlântica entre a África e América provocada pela demanda de escravos, retorno de libertos e suas implicações na formação cultural serão debatidas no “Seminário Baianos de África, Africanos da Bahia: escravidão, tráfico atlântico e circulação cultural entre África e Bahia”, promovido pela Biblioteca Virtual 2 de Julho, em comemoração ao mês da consciência negra. O Prof° Dr. João José Reis (UFBa) e a Profª Drª. Lisa Earl Castillo (Unicamp) são os palestrantes. A Profª antropóloga Angela Elizabeth Lühning (UFBa) mediará o evento, dia 22 de novembro, às 18h, Sala Katia Mattoso, Biblioteca Pública do Estado da Bahia, Barris. A entrada é franca.
“A intenção do seminário é trazer a reflexão sobre as trocas culturais da Bahia com regiões africanas, no caso, o golfo de Benin, destacando, principalmente, a importância destas trocas nas identidades culturais desses povos”, explica a diretora da Biblioteca Virtual 2 de Julho, Ana Maria Amorim.
Apresentando ao público o processo de migração compulsória, a diáspora africana, além da circulação cultural gerada por esse processo, o Seminário tratará também das relações dos chamados ‘retornados’ libertos que voltaram para o continente africano e lá se estabeleceram, em comunidades culturalmente diversas das que existiam.
O Seminário faz parte da programação do II Encontro das Culturas Negras, promovido pelo Governo do Estado da Bahia, através da Biblioteca Virtual 2 de Julho, Fundação Pedro Calmon/ SecultBA. Integram também as celebrações do Novembro Negro, da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), que reúne uma série de ações em prol da memória e consciência negra.

Serviço

O quê: Seminário Baianos de África, Africanos da Bahia: escravidão, tráfico atlântico e circulação cultural entre África e Bahia
Quando: 22 de novembro, às 18h
Onde: 3° andar, Sala Katia Mattoso, na Biblioteca Pública do Estado da Bahia, Barris