Conversando com sua História trata do tráfico de escravos e etnicidade



Na próxima segunda-feira, dia 16, às 17h, acontece a 10ª edição do curso Conversando com a sua História, na Sala Katia Mattoso, 3º andar da Biblioteca Pública do Estado da Bahia - Barris. Nesta edição o evento oferece palestra dos professores convidados Cândido Eugênio Domingues de Souza (Ufba) e Carlos Francisco da Silva Júnior (FPC).
Voltado para estudantes, pesquisadores e amantes da História, os professores pesquisadores tratarão sobre o Tráfico de escravos e etnicidade: capitães negreiros e africanos da Bahia do século XVIII (1700-1760).


Durante a primeira metade do século XVIII, capitães negreiros atuaram no tráfico atlântico de africanos escravizados para Salvador. Essa palestra visa compreender as experiências destes sujeitos em busca de riqueza e distinção social na Salvador setecentista, suas condições materiais e os perigos enfrentados na lida no mar. O conhecimento de tais indivíduos lança luz sobre um lado da história da diáspora africana, a saber, conhecer os agentes responsáveis pela condução forçada dos africanos em diversos tipos de embarcações, sob condições higiênicas e sanitárias inapropriadas que atingiam todos os presentes: capitães, tripulantes e, principalmente, os africanos escravizados. Estes últimos eram retirados dos mais diferentes grupos étnicos e organizados em nações, categorias étnicas criadas pelo tráfico negreiro para organizar a variada população trazida da África. Esse processo de nomeação começava ainda no litoral africano, continuava a bordo dos navios negreiros e durante toda a vida no Brasil. No século XVIII, a Bahia estabeleceu relações comerciais com uma importante região da África, a Costa da Mina, que forneceu um grande número de escravizados para o tráfico transatlântico. Entender a experiência de escravização, na África, e o desembarque na América portuguesa, à luz do tráfico de escravos, ajudará a compreender a vida desses africanos na cidade de Salvador no século XVIII.




SERVIÇO
O quê: Curso Conversando com sua História
Palestrantes: Cândido Eugênio Domingues de Souza (Ufba) 
e Carlos Francisco da Silva Júnior (FPC).
Local: Biblioteca Pública do Estado da Bahia / 
Auditório Kátia Mattoso (3º Andar)
Horário: 16h Inscrição: Gratuita