COMPRADA PARA CASAR-SE E VIVER DE PORTAS ADENTRO COM SEU SENHOR

 


Cópia da Carta de Liberdade da preta Luiza de Nação Mina conferida por seu senhor João de Deus

Digo eu João de Deus crioulo forro que por esta confirmo a liberdade que já conferia a Luiza de nação mina escrava no ano de mil setecentos noventa e cinco por compra que dela fiz a José de Siqueira Silva por cento e cinquenta mil réis para com ela me casar como me casei e com ela vivo de minhas portas a dentro e poderá gozar da dita Liberdade que ratifico como se de ventre livre nascesse, e para sua inteira validade lhe faltar alguma cláusula em direito necessário aqui a dou por expressa e declarada rogando as Justiças de Sua Majestade a queiram fazer cumprir e guardar como nela se contém, e por não saber ler nem escrever roguei ao Senhor João Pinto de Lacerda esta por mim fizesse e como testemunha assinasse e a me assinar com o meu sinal costumado que é uma cruz. Bahia, quatorze de julho de mil oitocentos e dois. Sinal de João de Deus, uma cruz. Como testemunha que esta fiz João Pinto de Lacerda, Manoel Pereira Dias, como testemunha que também vi fazer. Ignacio Barboza da França Corte Real, Reconhecimento, Reconheço a letra dos sinais supra serem dos próprios que escreveram e assinaram pelos ter visto escrever e assinar algumas vezes da Bahia, quinze de julho de mil oitocentos e dois. Estava o sinal público. Antônio Barbosa de Oliveira. Distribuição. Ao Tabelião Ferreira, Bahia, quinze de julho de mil oitocentos e dois. Simões. E não se continha mais na dita carta de Liberdade que eu Valentim Rodrigues Ferreira Tabelião Público do Judicial e notas nesta sobredita cidade do Salvador Bahia de Todos os Santos e seu termo por Sua Alteza Real que Deus Guarde bem e fielmente, fez aqui copiar da própria que me foi apresentada e a entreguei a quem de como a recebeu abaixo assinou e com outro Oficial comigo ao concerto assinado esta conferi, subscrevi, concertei e assinei na Bahia, aos quinze de julho de mil oitocentos e dois. E eu Valentim Rodrigues Ferreira Tabelião que a subscrevi, concertei e assinei.   

FONTE: Arquivo Público do Estado da Bahia, Seção Judiciária, Livro de Notas 147, página: 172.