Entrevista com Sueann Caulfield, autora de Jesus versus Jesus: Inheritance Disputes, Patronage Networks, and a Nineteenth-Century African Bahian Family


Sueann Caulfield é professora associada de história e professora associada no Residential College da Universidade de Michigan. Suas publicações incluem Emdefesa da honra: moralidade sexual, modernidade e nação no Brasil do início doséculo XX (Duke University Press, 2000), o volume co-nomeando Honra, status edireito na América Latina moderna (Duke University Press, 2005), e vários artigos sobre gênero e historiografia, direito da família, raça e sexualidade no Brasil. Você pode ler o artigo “Jesus versus Jesus: disputas de herança, redes de patrocínios e uma família baiana africana do século XIX ” na  HAHR 99.2. 



1. Como você se focou no Brasil como área de pesquisa?

Interessei-me pela América Latina em 1979 através de um projeto de história do ensino médio sobre a revolução sandinista. Em meados da década de 1980, enquanto estava na faculdade em Berkeley, estudei no exterior na Costa Rica e passei um tempo na Nicarágua. Voltando a Berkeley, decidi estudar a história da América Latina e me tornei ativo nos movimentos estudantis contra o imperialismo dos EUA. Tomei aulas de Tulio Halperín Donghi e Linda Lewin, incluindo o último ano da aula de História do Brasil de Lewin, que mudou minha vida! Lembro-me claramente de suas palestras sobre estratégias de casamento e nomeação entre famílias brasileiras de elite. Após a formatura, trabalhei como intérprete espanhol-inglês para economizar em uma viagem ao Brasil. Acabei ficando em São Paulo por oito ou nove meses, onde, entre outras atividades, trabalhei em um bar na Bixiga. Enquanto eu estava em São Paulo, alguém recomendou o livro  Rio Claro: um sistema brasileiro de plantio , de Warren Dean, e depois de lê-lo, decidi me inscrever no programa de mestrado em estudos latino-americanos da NYU, onde ele lecionava. Warren Dean foi um historiador, mentor e ser humano verdadeiramente notável, com uma paixão contagiosa pelo Brasil e sua história. Eu queria continuar aprendendo com ele, e queria uma chance de voltar ao Brasil, então me inscrevi para continuar o doutorado em história do Brasil.

2. Seu novo artigo da HAHR gira em torno de litígios sobre herança entre um filho ilegítimo e um ex-escravo. Como você descobriu esse caso único?

Eu encontrei esse caso há muitos anos, enquanto fazia pesquisas exploratórias no arquivo do estado da Bahia sobre disputas familiares sobre herança e apoio à criança. Não é de surpreender que existam centenas desses casos nos arquivos; na Bahia, li várias dezenas do início e meados do século XX. Este primeiro foi trazido à minha atenção por um colega pesquisador que estava sentado ao meu lado um dia. Infelizmente, eu não gravei o nome dela, então não posso agradecê-la adequadamente! Na época, eu não achava que o caso fosse relevante para o meu projeto, pois estava trabalhando no século XX. Mais tarde, descobri através de uma pesquisa no Google que grande parte do caso havia sido publicada em um jornal de direito da Bahia e procurei o original novamente. Destacou-se porque foi o último de uma série de casos da Suprema Corte que foram discutidos em jurisprudência sobre o processo de “legitimação”, que tinha sido uma dispensação real antes da independência e foi vista pelos principais juristas do século XIX como um anátema para os liberais. princípios. O caso também é único porque envolveu uma grande propriedade de um homem afro-brasileiro. Isso me levou a analisá-lo no contexto da literatura histórica sobre a pequena mas significativa elite negra do século XIX. O caso também me levou a incluir um capítulo no século XIX em meu projeto de pesquisa maior. O caso também é único porque envolveu uma grande propriedade de um homem afro-brasileiro. Isso me levou a analisá-lo no contexto da literatura histórica sobre a pequena mas significativa elite negra do século XIX. O caso também me levou a incluir um capítulo no século XIX em meu projeto de pesquisa maior. O caso também é único porque envolveu uma grande propriedade de um homem afro-brasileiro. Isso me levou a analisá-lo no contexto da literatura histórica sobre a pequena mas significativa elite negra do século XIX. O caso também me levou a incluir um capítulo no século XIX em meu projeto de pesquisa maior.

Um ex-escravo não identificado, Bahia, Brasil, 1910. Fotografia de Harry Hamilton Johnston. Da Biblioteca Pública de Nova York .

3. Seu artigo faz um trabalho incrível ao rastrear as histórias de vida e o mundo cultural das figuras envolvidas nesse litígio. Que desafios você enfrentou para reconstruí-los e como os enfrentou?

Um dos primeiros desafios foi a enorme quantidade e densidade de documentos manuscritos, incluindo vários processos judiciais e inventários post-mortem com centenas de páginas cada. Eu não havia trabalhado anteriormente com o roteiro do século XIX, e a curva de aprendizado era íngreme! Depois de passar por esse primeiro monte de documentos, o próximo grande desafio foi que eu era capaz de passar apenas curtos períodos de tempo na Bahia. Esse tipo de pesquisa não é possível fazer tudo de uma vez; com frequência, recebia um palpite, encontrava uma pista ou percebia que queria procurar novas informações somente depois de voltar a Michigan e reler documentos, ou depois de concluir um rascunho do artigo. Passo muitas horas examinando recursos on-line, como o FamilySearch.org, onde encontrei cópias digitalizadas de muitos registros eclesiásticos e a hemeroteca digital da Biblioteca Nacional, onde pude encontrar vários artigos e entradas de jornais relevantes nos almanaques do estado, procurando nomes de várias pessoas que apareceram, mesmo como caracteres secundários, em outros documentos. Parte do que descobri sobre personagens menores me levou a entender, por exemplo, que a política do Partido Conservador desempenhava um papel cada vez mais importante nas redes sociais de Brotas (a paróquia afro-brasileira onde o homem no centro do artigo construiu sua fortuna). Esse tipo de pesquisa geralmente se assemelhava à procura de uma agulha no palheiro e era um desafio reconhecer quando era hora de desistir! Depois de reunir uma coleção considerável de agulhas, foi um desafio resistir ao impulso de descrever cada uma delas no artigo. Eu aprendi muito sobre várias pessoas que acabei tendo que recortar da história. Era difícil abandoná-los, mas necessário para a coerência narrativa.

Mais importantes que os recursos eletrônicos eram os pessoais. Tive muita sorte de poder contar com o apoio e a pesquisa anterior de vários historiadores da Bahia. O primeiro foi Jacira Primo , uma fenomenal assistente de pesquisa, estudante de graduação na Universidade Federal da Bahia, trabalhando com o professor Gino Negro. Mais tarde, descobri (através de uma pesquisa no Google) o blog do historiador e arquivista Urano Andrade , que estava trabalhando com o professor João Reis em 2018, para digitalizar várias coleções no Arquivo do Estado da Bahia. Urano foi crucial no final do processo, quando eu queria acompanhar alguns palpites que surgiram depois de terminar de escrever o que achava ser o rascunho final. Urano me enviou por e-mail documentos digitalizados recentemente que me ajudaram a preencher o período da década de 1820 e até me ajudou a transcrever alguns dos mais difíceis. Um exemplo é um acordo pré-nupcial que me permitiu dar alguma textura à história de vida de um dos personagens secundários da história, enquanto ilustra um tema subjacente: as preocupações econômicas que acompanharam o casamento entre parceiros desiguais e o desejo de proprietários de imóveis relativamente jovens para manter o controle de seus bens após sua morte. Entre os documentos que eu procurava, estava a correspondência de uma justiça de paz usada por João Reis trinta anos atrás, em um maravilhoso artigo sobre a repressão ao candomblé. Quando Urano não conseguiu encontrar algumas das cartas com as antigas anotações de arquivo, entrei em contato com João, que me enviou fotografias de suas anotações manuscritas, feitas há mais de três décadas! João já havia lido um rascunho inicial do artigo e oferecido sugestões muito úteis, e eu também confiei bastante em seu artigo e em muitos outros trabalhos que ele publicou sobre a história da Bahia. tomada mais de três décadas antes! João já havia lido um rascunho inicial do artigo e oferecido sugestões muito úteis, e eu também confiei bastante em seu artigo e em muitos outros trabalhos que ele publicou sobre a história da Bahia. tomada mais de três décadas antes! João já havia lido um rascunho inicial do artigo e oferecido sugestões muito úteis, e eu também confiei bastante em seu artigo e em muitos outros trabalhos que ele publicou sobre a história da Bahia.

Como é evidente nas notas de rodapé, o trabalho de dois volumes de Linda Lewin sobre lei de legitimidade também foi crítico, e seus comentários generosos sobre um rascunho inicial me ajudaram a repensar a análise jurídica. Outros colegas que leram e comentaram o manuscrito também me ajudaram com desafios específicos, bem como com a tarefa maior de contar uma história coerente de uma família e usá-la para revelar uma dinâmica histórica mais ampla. As limitações de espaço me impedem de mencionar todos esses colegas aqui, mas cada pessoa que agradeço nos agradecimentos me ajudou a enfrentar os desafios de maneira substantiva.

Funeral para um homem negro não identificado, Bahia, Brasil, por Johann Moritz Rugendas, 1835. Da Biblioteca Pública de Nova York.


4. Que ressonâncias a dinâmica de gênero e racial exposta neste litígio do século XIX tem no Brasil hoje, se houver?

A dinâmica que surgiu neste caso reflete as formas complexas pelas quais a dupla lógica do patriarcado e da escravidão infligiu relações sociais e financeiras nas famílias, famílias e comunidades no Brasil do século XIX. Hoje, a lei não sustenta mais a escravidão ou o patriarcado, mas ambas as instituições deixaram poderosos legados. As lutas para combater esses legados desempenharam um papel central na definição da cidadania e da família ao longo do século XX. Em um exemplo especialmente relevante para o litígio que analiso neste artigo, movimentos para eliminar a discriminação contra crianças nascidas fora do casamento formal tornaram-se parte de uma campanha feminista claramente articulada para combater o patriarcado na lei brasileira na década de 1970. O discurso antipatriarcado das feministas brasileiras surgiu em diálogo com movimentos feministas em todo o mundo, mas também convergiu com processos de longa data nos tribunais brasileiros. A partir da década de 1920, os direitos das mães solteiras e de seus filhos expandiram-se por meio de jurisprudência e políticas públicas, um processo que se desenrolava de vez em quando nos tribunais trabalhista e familiar. Juntamente com o movimento feminista, essa expansão de direitos desempenhou um papel fundamental na reconceitualização da família legalmente constituída pela Constituição de 1988 como uma instituição que promove a igualdade e a dignidade humana. A ilegitimidade tornou-se obsoleta quando a constituição reconheceu formalmente uma pluralidade de formas familiares e exigia a igualdade entre cônjuges e filhos. Trinta anos depois, no entanto,

5. A micro-história contida neste artigo faz parte de um projeto mais amplo? Em caso afirmativo, você se importaria de discutir brevemente esse projeto mais amplo?

Estou trabalhando em um livro sobre a história da legitimidade no direito da família brasileiro desde o século XIX até o presente. O primeiro capítulo discute como a ideologia do paternalismo dos senhores de escravos foi usada para disfarçar um padrão pelo qual os pais criavam seus filhos ilegítimos por mulheres escravizadas para ocupar uma posição indeterminada na hierarquia social, acima da dos escravos, mas abaixo da dos filhos legítimos. Utilizo então o caso analisado neste artigo para ilustrar como os debates dos juristas do século XIX sobre o direito da legitimidade influenciaram a construção de princípios liberais que justificaram a perpetuação da desigualdade (entre maridos e esposas e entre filhos) no direito de família do século XX.

Imagem superior: Fotografia de Salvador, Bahia, entre 1912 e 1919. Reutilização de imagem, cortesia do  BNDigital . (Encontre o original aqui .)