Por Thiago Souza
Quando
o professor de História, Urano Andrade, criou o blog Pesquisando a História, em
2009, ele tinha em mente dois objetivos: divulgar suas próprias pesquisas e
democratizar o acesso a documentações históricas. Para tanto, ele
disponibilizou centenas de documentos que versam sobre o Brasil colonial e
imperial. A variedade de arquivos engloba desde relatórios, autos e lista de
medicamentos, até – literalmente – receita de bolo do século XIX. Ao longo
destes seis anos no ar, o blog do professor Urano já foi visitado por quase 480
mil pessoas.
A
estatística mostra a força que a internet possui nos dias atuais como fonte de
informação e conhecimento da História, além de ser uma eficaz ferramenta de
interação entre pesquisadores que buscam conteúdos específicos. No que se
refere ao campo da aprendizagem e educação, seja nas tradicionais disciplinas
escolares ou acadêmicas, a potencialidade da internet permite acesso a
incontáveis bancos de dados que podem favorecer a absorção do ensino.
Tecnologia – A entrada das novas tecnologias
facilita a criação de projetos pedagógicos, trocas interindividuais e
comunicação à distância, redefinindo o relacionamento estabelecido entre aluno
e professor. No entanto, o uso dessas ferramentas em instituições de ensino
espalhadas pelo país ainda é um desafio para muitos professores. As
dificuldades na utilização das tecnologias educacionais são diversas, podendo
ser em relação à falta de recursos tecnológicos de profissionais qualificados
ou da reestruturação de políticas educacionais.
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