A HISTÓRIA DA CAÇA DE BALEIAS NO BRASIL


A Bahia é a região de maior importância para a história, e o livro. Eu diria que pelo menos a quarta parte do livro tem que ver com a Bahia.
A história da caça de baleias se divide em duas épocas, a pré-moderna (com barcos a vela e arpões manuais) e a moderna (com navios a vapor e a diesel e canhões-arpões).
Ambos períodos começaram na Bahia:

Periodo pré-moderno:

** 1602: A corte portuguesa concedeu um alvará (licença) a dois baleeiros de Bilbao na Biscaia, (Pedro de Urecha & Julián Miguel), para caçar baleias no Recôncavo da Bahia durante dez anos.

** 1614: A primeira armação (lugar na terra para processar baleias) foi montada na Bahia por empresários brasileiros, depois da corte portuguesa declarar a baleia o ‘peixe real’—ou seja, um monopólio da corte portuguesa que durou dois séculos. Os donos (colonos brasileiros) pagaram arrendamento à corte.

** Somente depois da Bahia que começaram a construir armações no Rio de Janeiro (a partir da década de 1620), São Paulo (década de 1730), e Santa Catarina (década de 1750).

** A caça de baleias com técnicas tradicionais durou mais tempo na Bahia que em qualquer outro lugar no Brasil—durou até a decada de 1920 em Caravelas no sul da Bahia.
Período moderno:

** 1911: A companhia de Duder and Brother (Salvador) começou a caçar baleias desde a Ilha de Itaparica no Recôncavo com navios baleeiros importados da Noruega. Foi a primeira companhia no Brasil a fazer isso.