VII Simpósio de História - UCSAL


O VII Simpósio de História da Católica, organizado pela Coordenação do Curso em parceria como Centro Acadêmico Carlos Marighella pretende consolidar esse processo com um tema do interesse geral dos profissionais de História, maiores interessados desse evento.

O tema desse simpósio temático, como os anteriores foi escolhido coletivamente, entre os alunos, e pretende abrir espaço para a discussão de pesquisas sobre a produção e circulação dos discursos historiográficos direcionados ao público acadêmico nas diferentes temporalidades.

 A historiografia brasileira tem crescido muito nos últimos tempos, principalmente quando os estudantes passaram a priorizar temas da sua história cotidiana, da cultura do seu povo e buscar esses conhecimentos nos documentos, comprovando cientificamente a sua “verdade verdadeira”.
 É importante ser lembrado que só a partir do século XIX, conhecido como “o Século da História” é que ela surge como reveladora de gêneses, não que isso nunca houvesse sido feita, porém, passa-se a pensar como analisá-la, que ferramentas seriam usadas, que teorias e práticas seriam pertinentes. Na verdade, é nesse século que se cria um caráter científico ao que antes era considerado apenas literatura, adquirindo métodos e critérios. E, segundo Francisco Iglesias o que se tenta fazer a partir daí é “ reunir o maior número possível de documentos seja de produção atual ou antiga recuperada” (IGRESIAS: 2000, 41). E, a partir daí com o surgimento de Entidades e Sociedades Especializadas, como o IGHB que a história vira “febre intelectual”.

 Por isso, esse tema, tão importante e sempre atual para os profissionais de história, também abrirá diálogos multidisciplinares entre os diversos campos do saber histórico-historiográfico. Assim, a partir de uma pluralidade de enfoques teórico-metodológicos, o Simpósio pretende se voltar para a produção e o concurso dos discursos historiográficos atuais, visando criar um espaço interdisciplinar de reflexão entre pesquisadores – alunos e professores de história.