O PERFIL PROFISSIONAL DOS HISTORIADORES ATUANTES EM ARQUIVOS



O "Ciclo de Eventos: Historiador – Perfil Profissionais" é uma promoção da ANPUH-Brasil que propõe a discussão sobre o perfil profissional do historiador atuante em diversos espaços para além do ensino e da pesquisa acadêmica strictu sensu. Nesta primeira edição, priorizemos o âmbito dos arquivos.
"O perfil profissional dos historiadores atuantes em Arquivos" ocorrerá nos dias 6 e 7 de dezembro, no Arquivo Público do Estado de São Paulo. Contará, no primeiro dia, com uma mesa de abertura seguida de debate sobre o tema geral do evento. No dia seguinte, cinco grupos de trabalho discutirão aspectos específicos da questão:

• A formação do historiador para atuar em arquivos

• Os historiadores e a difusão cultural em arquivos

• Os historiadores e a gestão documental

• A pesquisa feita por historiadores que trabalham em arquivos

• Os historiadores e o atendimento aos consulentes

A ANPUH-Brasil partirá dessa discussão para elaborar um documento sobre o perfil profissional dos historiadores atuantes em arquivos que servirá de base à política da entidade nesta área.
Cabe salientar que a dinâmica do evento não inclui a apresentação de trabalhos, mas sim o debate e a elaboração coletiva de uma reflexão sobre tal perfil profissional. A inscrição prévia é necessária para que os organizadores e os coordenadores de GTs possam conhecer melhor a audiência e para que, posteriormente, seja possível constituir uma efetiva rede articuladora dos historiadores atuantes em arquivos.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas acessando o site da ANPUH-Brasil (www.anpuh.org/perfisprofissionais/) ou do Arquivo Público do Estado de São Paulo (www.arquivoestado.sp.gov.br) a partir do dia 8 de outubro.
Data: 6 e 7 de dezembro
Local: Arquivo Público do Estado de São Paulo