VII SEMANA DE HISTÓRIA DA UFBA – O CONHECIMENTO HISTÓRICO COMO AGENTE TRANSFORMADOR


A “VII Semana de História da UFBA – O conhecimento histórico como agente transformador”, promovida pelo Centro Acadêmico de História Luiza Mahin, conjuntamente com os discentes da graduação, de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em História da UFBA e com a Revista de História da UFBA, será um espaço de reflexão e divulgação de atividades e pesquisas desenvolvidas tanto pelos estudantes da casa, quanto de outras universidades e faculdades privadas. O evento será realizado, durante o período matutino e vespertino no Campus de São Lázaro, e durante o período noturno no Campus de Ondina; e, ainda, é um espaço de encontro entre estudantes, funcionários e professores de diversos cursos da Universidade.

Discutiremos, dentro desse espaço acadêmico, alguns temas concernentes tanto à atual conjuntura do país, quanto às diversas demandas políticas do curso de história, como currículo, gênero e diversidade, minorias étnicas e raciais, movimento estudantil etc. Nas conferências teremos a participação de alguns professores da casa, além de convidados, e poderemos refletir sobre algumas questões; sendo as conferências divididas por linha (Escravidão e invenção da liberdade; Cultura e sociedade; Sociedade, relações de poder e região), uma a cada noite. Por fim, reiteramos que o evento tem esse caráter interlocutor entre os diferentes níveis de ensino, aproximando assim os participantes das diversas discussões e abordagens historiográficas e agregando nesse processo a comunidade externa.

Diante da distância existente entre a graduação e a pós-graduação no campo da produção científica, nós, Centro Acadêmico de História Luiza Mahin, discentesda graduação, do PPGH-UFBA e Revista de História da UFBA, acreditamos que a organização conjunta de um evento que agregue os dois públicos será extremamente importante para fomentar o diálogo e a troca de conhecimento entre a graduação e a pós-graduação. Essa proposta partiu de estudantes do PPGH que demandaram um espaço acadêmico onde possam apresentar suas pesquisas e dialogar com os estudantes da graduação.

Por sua vez, os graduandos têm cobrado um espaço para discutirem e difundirem suas pesquisas realizadas no PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) e nos demais projetos de pesquisa, ensino e extensão da UFBA. Dessa maneira, o evento será um importante espaço de interlocução em níveis local e regional, pois contará com a participação de estudantes das demais universidades (estaduais, federais) e faculdades privadas, além de agregar coletivos e movimentos sociais. O evento tem, sobretudo, um caráter político, de modo que suscita debates atuais – conjuntura política, políticas públicas, práticas sociais etc - e evoca o conhecimento histórico como agente ativo e transformador de nossa realidade social.
ACESSE E FAÇA SUA INSCRIÇÃO: http://www.semanadehistoria2016.ufba.br/