COLÓQUIO - MUNDOS DA ESCRAVIDÃO E PÓS-EMANCIPAÇÃO: OS SIGNIFICADOS DO 13 DE MAIO DE 1888

O decreto real que instituiria em 13 de maio de 1888, o fim da escravidão em terras brasílicas irá completar, nesse ano de 2016, 128 anos de sua promulgação. Com aquele decreto real, a sociedade brasileira daquela época passaria à condição de uma das ultimas nações do globo livre da instituição escrava. Um ano depois, em 1889, viria a República Brasileira e com ela o dilema de incorporar naquela nova realidade uma parcela substantiva de sujeitos subalternos que, durante anos, tiveram que compartilhar as experiências do mundo da escravidão.

Durante todo o século XX, o dilema republicano passava pela necessidade das elites agrárias saberem lidar com a urgência do crescimento econômico e, ao mesmo tempo, fossem elas capazes de potencializar o desenvolvimento industrial brasileiro sem, como isso, utilizar-se do trabalho e da mão de obra do operariado nacional que o atrelasse às experiências do trabalho escravo de décadas anteriores.

Os significados do 13 de maio de 1888 sugeriam na primeira metade do século XX como um instrumentalizador das novas relações de trabalho que até então se constituía no Brasil. Era preciso fazer valer a expressão Abolição da escravatura e não a palavra que tinha o seu revés, emancipação, que tinha uma nítida relação apenas com a ideia de liberdade dos escravos, sem nenhuma política efetiva de incorporação desses sujeitos aos mundos da cidadania republicana.

Passados os anos, o espectro da escravidão ronda a sociedade brasileira por meio do trabalho compulsório de áreas produtoras de açúcar do sul do país, das mortes violentas de negros e negras nas principais cidades do Brasil, na luta pela demarcação e posse da terra por comunidades tradicionais que reivindicam mediante suas heranças culturais negras – aquilombadas e de senzalas – o direito costumeiros em viver naqueles locais, mesmo que contrariando os interesses de grupos empresariais do agronegócio.


Discutir esses assuntos da contemporaneidade é, sobretudo, revisitar o 13 de maio de 1888 e com ele rediscutir os significados da escravidão na formação da sociedade brasileira. O presente COLÓQUIO MUNDOS DA ESCRAVIDÃO E DO PÓS-EMANCIPAÇÃO: os significados do 13 de maio, tem  por objetivo fazer uma reflexão sobre esse assunto.