I SEMINÁRIO DE HISTÓRIA DE COLEÇÕES


A área da história de coleções encontra-se em franco desenvolvimento, tendo nos últimos anos vindo a público numerosos estudos, teses e artigos, quer em Portugal quer a nível internacional. A maior parte destes trabalhos fazem uso de abordagens cruzadas e interdisciplinares.
Com uma autonomia relativamente recente, a história de coleções não só ilumina a história das disciplinas representadas nas coleções como também a investigação contemporânea nas próprias disciplinas aí representadas, bem como os processos científicos associados à recolha e documentação; o trânsito de conhecimento e objetos entre pessoas, instituições e países; o comércio e  as trocas comerciais e, mais geralmente, a história política e social, nas suas múltiplas vertentes.
Dada a importância e transversalidade da área, bem como a necessidade de a aprofundar e estruturar, o Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa organiza, a partir deste ano e com edição anual, o Seminário de História de Coleções (SHC).
Com data marcada nos dias 19, 20 e 21 de novembro de 2014, o SHC1 é dedicado às coleções científicas do próprio MUHNAC, herdeiras de perto de 400 anos de estudo das ciências em Portugal e reveladoras das práticas e discursos produzidos nas instituições ancoradas no espaço da antiga colina da Cotovia: o Colégio jesuíta da Cotovia (1619), o Colégio dos Nobres (1761), a Escola Politécnica (1837) e a Faculdade de Ciências (1911).

INSCRIÇÕES:
De 21 de julho a 14 de novembro
Regular: 30 euros
Estudantes: 20 euros
MUHNAC e ULisboa: gratuito
Pagamento por transferência bancária para: Universidade de Lisboa (MUHNAC) / CGD NIB 0035 0824 0001020073037

Para confirmação da inscrição, envie o nome, instituição, comprovativo de pagamento, comprovativo de estudante (se aplicável) e NIF para recibo para: dfelismino@museus.ul.pt