ARQUIVO PÚBLICO CONQUISTENSE: FONTES HISTÓRICAS DO SERTÃO DA BAHIA

FUNDO “INTENDÊNCIA” ESTÁ TOTALMENTE INVENTARIADO E DISPONÍVEL NO ARQUIVO PÚBLICO CONQUISTENSE


O Arquivo Público Conquistense concluiu hoje a organização do Fundo das Intendências de Vitória da Conquista, com documentos que abrangem o período de 1893 a 1930. O produto deste esforço é o Inventário Sumário do Fundo “Intendências”, um conjunto com 130 livros ocupando 3,6 metros lineares de documentação textual. O acesso a este acervo já é totalmente livre para a população.
O conteúdo deste fundo é basicamente de registros, compreendendo resoluções, marcas de fogo, atas do conselho municipal, cadernetas escolares, cadastro de eleitores, processo de pagamento, arrecadação de tributos, cadastro de contribuintes, recibos, memorial de tesouraria, livros-diário e razão.
Desta coleção, destacam-se as Marcas de Fogo, livros de registro de patente das marcas de ferrar gado. Esta coleção é um documento importante para o registro da memória da ocupação das terras desta região com a prática da pecuária. As Marcas são também um ícone da memória do coronelismo.


Fotos: Afonso Silvestre 

O Arquivo, portanto, continua cumprindo a sua função de Lugar de Memória, organizando seu acervo e disponibilizando o mesmo para pesquisa e consulta, que podem ser realizadas em qualquer momento, sob a orientação e o acompanhamento dos servidores.