Biblioteca IFCH/UNICAMP recebe Coleção "Brazil’s Popular Groups"


O IFCH acabou de receber uma importante coleção de material de pesquisa através do Projeto Fap-Livros VI, administrado pela Biblioteca.  Trata-se da Coleção “"Brazil’'s Popular Groups"”, em 332 rolos de microfilmes, que cobrem o período 1966-2009.
São folhetos, periódicos e cartazes adquiridos e organizados anualmente no Rio de Janeiro e microfilmados pela Library of Congress, em Washington, D.C.
A coleção inicial Brazil’'s Popular Groups: 1966-1986 foi idealizada com o objetivo de documentar os movimentos populares que surgiram durante a ditadura militar e com o advento da Nova República, em 1985. O projeto foi ampliado nos anos seguintes com a inclusão de novos assuntos, oferecendo um conjunto de materiais importantes e fundamentais para pesquisa e estudo dos movimentos políticos e sociais de origem popular no Brasil.
 A coleção retrospectiva de vinte anos foi seguida pelos suplementos 1987-1989, 1990-1992 e, a partir dessa, suplementos anuais.
Conteúdo: inclui boletins, jornais, relatórios, coleções de recortes, folhetos, cartazes, resoluções de congressos, manuais educativos e catálogos de publicações. Todos os Estados brasileiros estão representados nessa coleção.
 Organização: a coleção está organizada em quatorze tópicos:
Crianças e Jovens
Direitos Humanos e Direitos Civis
Educação/Comunicação
Grupos Étnicos: Negros
Grupos Étnicos: Índios
Grupos Étnicos: Outros
Homossexuais e Bissexuais
Meio Ambiente e Ecologia
Mulheres
Organizações Religiosas, Grupos e Movimentos Ecumênicos
Política/Partidos Políticos
Questões Urbanas
Reforma Agrária e Questões Rurais
Trabalho e Questões Sindicais

Há um índice on-line, www.loc.gov/acq/ovop/rio/bpg/, clicando “"Search”". Ao localizar um item, anote o “"Collection Year”" e o "BPG Code"”.  Clicando “"Reel Guide"” e procurando o ano indicado, é possível identificar o rolo específico do material. 
A coleção está disponível no Arquivo Edgar Leuenroth.
Regiane Alcântara Eliel
Diretora de Serviço
Biblioteca IFCH
UNICAMP