Tudo pelo trabalho livre! Trabalhadores e conflitos no pós-abolição (Bahia, 1892-1909), de Robério Santos Souza, no Lançamento Coletivo EDUFBA – Setembro de 2011

         O Lançamento Coletivo EDUFBA – Setembro de 2011 apresenta o livro Tudo pelo trabalho livre! Trabalhadores e conflitos no pós-abolição (Bahia, 1892-1909), de autoria de Robério Santos Souza. O evento, aberto ao público, acontece na Antessala do Reitor (Reitoria da UFBA), no dia 20 de setembro, terça-feira, às 17h30, e reúne, ao todo, quatorze novos títulos que, na ocasião, podem ser adquiridos com descontos imperdíveis.
         
 Esta obra traz informações fundamentais para a compreensão da história do final do século XIX e do início do século XX. Robério Souza aborda a vida dos trabalhadores ferroviários (negros, em sua maioria) no período pós-abolição e nos anos iniciais do período republicano. Acompanha a luta pelos direitos e conquistas sociais, os movimentos trabalhistas, os conflitos e a organização da classe. Apesar de ter como ponto de partida o contexto baiano, na construção da estrada de ferro da Bahia ao São Francisco, esta obra traz reflexões globais sobre o fim do escravismo e a liberdade dos trabalhadores.

         Assim, Tudo pelo trabalho livre revela detalhes sobre a relação entre os trabalhadores, o Estado e as empresas, analisando uma classe trabalhadora em formação, composta principalmente por ex-escravos e seus descendentes e com grande poder de mobilização, organização e resistência.

Informações adicionais sobre o livro
ISBN: 978-85-232-0803-5
Ano: 2011
Número de páginas: 182
Formato: 17 x 24 cm
Preço especial de lançamento: R$ 30,00

 Serviço
O quê: Lançamento Coletivo EDUFBA – Setembro de 2011