LANÇAMENTO DO LIVRO: ENTRE OS “BÁRBAROS FILÓSOFOS” & NEGRO ALEMÃO

No dia 19 de setembro, o escritor baiano Marcos A. P. Ribeiro e o alemão Thomas Meinecke lançarão o livro Entre os “bárbaros filósofos” & Negro alemão. O evento será realizado às 18h30, no Palácio Rio Branco, Praça Municipal, ao som do Quinteto de Metais do Neojibá e apresentação do saxofonista André Becker. 
O livro é resultado de dois meses de experiências vividas pelos escritores em território estrangeiro. Essas vivências foram possíveis por meio do concurso Passado e Presente da Globalização: residências literárias nas cidades portuárias de Salvador e Hamburgo, realizado no final de 2009, pela Fundação Pedro Calmon/SecultBA, em parceria com o Goethe-Institut (Instituto Cultural Brasil-Alemanha - ICBA). O livro poderá ser adquirido no dia do lançamento pelo preço de capa de R$ 20 (vinte reais).
Em edição bilíngüe (português e alemão), o livro traz na primeira parte o relato da experiência de Marcos Ribeiro, com o texto Entre os “bárbaros filósofos”. Ele relata sua visita à Alemanha, como se escrevesse num diário, contando suas vivências e suas impressões sobre as informações que os dois meses em Hamburgo proporcionam ao escritor baiano.
No caso de Thomas Meinecke, suas reflexões e impressões sobre Salvador e o modo de vida do baiano são descritos numa espécie de ensaio cultural, uma crônica, onde o escritor também é personagem. Escrito na terceira pessoa, Negro alemão, também traz as observações de Thomas comparando-as com a cultura alemã e a cultura de outros lugares. Ao final tem-se a biografia de cada autor.
“Esse mix de relatos e experiências vividas pelos autores numa harmônica sintonia entre duas culturas que há muito procura, não somente as intensas trocas comerciais ocorrida no tempo do Brasil império, nem somente a troca intelectual absorvida pela Bahia no pós-guerra”, relata o diretor-geral da Fundação Pedro Calmon, Ubiratan Castro de Araújo, no prefácio da obra. “Há de se intercambiar a cultura pela literatura, pensando no futuro”, ressalta o historiador.
Encontro com o escritor Sobre o livro Entre os “bárbaros filósofos” & Negro alemão , nos dias 16 e 22 deste mês, os escritores Thomas Meinecke e Marcos Ribeiro, respectivamente, participam do projeto, na Biblioteca Pública do Estado.
http://www.fpc.ba.gov.br