Lançamento Coletivo EDUFBA – Setembro de 2011 apresenta Índios e Caboclos: a história recontada, organizado por Maria Rosário de Carvalho e Ana Magda Carvalho


O livro Índios e Caboclos: a história recontada, organizado por Maria Rosário de Carvalho e Ana Magda Carvalho, integra a programação do Lançamento Coletivo – Setembro de 2011, que acontece no próximo dia 20, terça-feira, às 17h30, na Antessala do Reitor (Reitoria da UFBA). Aberto ao público, o evento apresenta quatorze títulos no total, que podem ser adquiridos a preços especiais. 
         Esta obra busca revisitar e reconstruir, através de estudos etnográficos, as categorias Índio e Caboclo, em diferentes campos semânticos, tendo como ponto de partida as suas contribuições na formação da nação brasileira. Através de artigos, faz uma retomada de dados históricos para estabelecer a distinção entre os índios e os caboclos, em seus principais pontos, sem deixar de lado seus papéis no candomblé.
         Maria Rosário de Carvalho é professora associada ao Departamento de Antropologia e Etnologia da UFBA e coordena o Programa de Pesquisa Povos Indígenas do Nordeste Brasileiro (PINEB/UFBA). Ana Magda Carvalho é doutoranda em Antropologia no Programa de Pós-Graduação da UFBA e, também, é pesquisadora associada ao PINEB/UFBA. Além de artigos das organizadoras, Índios e Caboclos também traz artigos de outros pesquisadores e professores desta área. 
 
Informações adicionais sobre o livro
IBSN: 978-85-232-0764-9
Número de páginas: 270
Formato: 17 x 24 cm
Ano: 2011
Preço especial de lançamento: R$ 28,00
 
Serviço
O quê: Lançamento Coletivo EDUFBA – Setembro de 2011
Quando: 20 de setembro de 2011, terça-feira, às 17h30
Onde: Antessala do Reitor (Reitoria da UFBA, Canela – Salvador, Bahia)
Quanto: entrada gratuita