Ciclo de Cinema e Contemporaneidade – Ano V


O Ciclo de Cinema e Contemporaneidade propõe estabelecer um diálogo e relação não só entre a Filosofia, mas entre as diversas nuances do pensamento – filosófico ou não – e com diferentes áreas do conhecimento, através de sessões em que são exibidos filmes clássicos e contemporâneos e discutidas questões filosóficas, políticas, sociais, éticas, culturais etc., explorando a diversidade de abordagens teóricas.

O encontro será realizado no dia 21 de setembro, no espaço cultural da livraria LDM, e apresentará o filme 12 Homens e uma Sentença, dirigido por Sidney Lumet e com roteiro de Reginald Rose. Sinopse: “Doze jurados devem decidir se um homem é culpado ou não de um assassinato, sob pena de morte. Onze têm plena certeza de que ele é culpado, enquanto um não acredita em sua inocência, mas também não o acha culpado. Decidido a analisar novamente os fatos do caso, o jurado número 8 não deve enfrentar apenas as dificuldades de interpretação dos fatos para achar a inocência do réu, mas também a má vontade e os rancores dos outros jurados, com vontade de irem embora logo para suas casas”.

O Ciclo deste mês terá a participação do Prof. Ms Ricardo Henrique Resende de Andrade que é licenciado em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia - UFBA e mestre em Filosofia Contemporânea na linha de Pesquisas Epistemologia e Filosofia da Linguagem do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFBA. Atualmente é professor assistente de ensino e estágio em filosofia do Centro de Formação de Professores - CFP da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB. O professor aproveitará a ambiência temática do filme para realizar uma palestra intitulada: “Argumentação e Justiça”. Neste evento, realizado pelo grupo PET-Filosofia em parceria com a Casa de Cinema e a Livraria LDM, acontece um agradável encontro que agrega o entretenimento do cinema com reflexões filosóficas.

Filme: 12 Homens e uma Sentença
Palestrante: Prof. Ms Ricardo Henrique Resende de Andrade (UFRB)
Quarta-feira, 21 de setembro, às 17hs, na Livraria LDM