Fórum de Políticas Culturais com Luiz Fernando de Almeida


Dando continuidade ao Fórum de Políticas Culturais, evento promovido pela Representação Regional do Ministério da Cultura na Bahia e Secretaria de Cultura do Estado, no dia 09 de agosto, terça-feira, às 19h, na Sala do Coro do Teatro Castro Alves, Pç. Dois de Julho, S/N, Campo Grande, acontece o sexto encontro, ministrado por Luiz Fernando de Almeida, Presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
O objetivo do Fórum é trazer a visão do Ministério da Cultura para gestores, produtores, estudantes, acadêmicos e agentes culturais residentes na Bahia. No encontro Luiz Fernando de Almeida falará acerca das Políticas Culturais do IPHAN: Patrimônio, Desenvolvimento e Cidadania. O debate também se propõe a ampliar diálogos com fóruns e dirigentes de cultura dos municípios, com intuito de fortalecer as ações e programas já existentes, repactuar estratégias e iniciar futuras parcerias, preparando o caminho para a implementação do Sistema Nacional de Cultura.
 
O IPHAN é a instituição coordenadora da Política e do Sistema Nacional do Patrimônio Cultural, capaz de identificar, produzir e difundir referências para a preservação do patrimônio cultural no plano nacional e internacional, na missão de promover e coordenar o processo de preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro para fortalecer identidades, garantir o direito à memória e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do país.
 
Luiz Fernando de Almeida, arquiteto, formado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, é também especialista em administração e planejamento de programas. Na área acadêmica, durante 16 anos, lecionou História da Arquitetura e do Urbanismo, História da Arte  e Projeto de Arquitetura na Universidade Católica de Santos, Fundação Armando Álvares Penteado e Universidade Paulista. Desde a década de 80 atua na área de desenvolvimento urbano e participa da reflexão sobre a preservação do patrimônio cultural brasileiro, tendo sido Coordenador do Programa Monumenta em São Paulo e, em 2003, convidado para a sua Coordenação Nacional. Desde 2006 é presidente do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.