Descarte de biblioteca acaba em sebos de Pelotas

Compra de livros e jornais antigos por comerciante gerou controvérsia. 

 
Descartados do acervo da Bibliotheca Pública Pelotense, livros centenários e páginas de jornais datados do século 19 deram início a uma corrida de garimpeiros de raridades na cidade do sul do Estado. Parte do material encaminhado para reciclagem foi parar em sebos do município.

Dentro de dois caminhões, o material foi descartado na última semana, fruto de uma seleção realizada desde outubro na biblioteca, instituição de caráter privado, sem fins lucrativos, fundada em 1875 e com mais de 200 mil títulos.

Devido ao espaço limitado, de tempos em tempos a instituição faz um serviço chamado de “desbaste e descarte” do acervo. Separa materiais repetidos e em boas condições para doar. Na última triagem, 6 mil livros foram doados a instituições.

Após avaliação técnica, realizada com supervisão de bibliotecária, o que é considerado inutilizado, está desatualizado ou é repetido – no caso de jornais antigos – é descartado, encaminhado para reciclagem. No entanto, parte da carga teve o destino mudado.

Presidente da biblioteca não descarta erro na seleção

Um dono de sebo seguiu o caminhão, questionou o reciclador sobre o valor do material e aumentou a oferta. Por R$ 4,5 mil, adquiriu 10 toneladas de livros e jornais. A metade foi descartada.

Mil volumes foram distribuídos a outros sebos ou colocados na calçada e doados. Com carimbo da biblioteca, o restante vai sendo vendido.

Obras em francês, alemão, espanhol e português, com quase dois séculos, exemplares do periódico A Federação, com a chancela de Júlio de Castilhos, estão à venda.

– É um material que iria para o lixo. O certo seria doar, tem muita coisa podre, mas também tem coisa boa que iria fora – diz o comerciante, que não quer se identificar.

– Não adianta dizer que não se vende livro com carimbo da Bibliotheca, se iria fora. Se as pessoas estão lendo, também é reciclagem – complementa outro comerciante.

Presidente da biblioteca, Lisarb Crespo da Costa frisa que é proibido vender material que pertenceu ao acervo da casa, que aumentou em uma década seu critério para preservação de obras raras. São 15 mil títulos publicados até 1940.

– Entreguei os livros à reciclagem. Os que apodreceram, sem uso, são reciclados. Dentro de uma seleção com tantos volumes, é possível que ocorram erros. Se material valioso foi encontrado, peço que as pessoas procurem a biblioteca e nos apresentem para que possamos rever a situação.
 
ACESSE A FONTE: