CURSOS CEAO



UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas

Centro de Estudos Afro-Orientais

Programa Multidisciplinar em Estudos Étnicos e Africanos

Mestrado e Doutorado

Linha de Pesquisa em Estudos Étnicos do Programa Multidisciplinas de Estudos Étnicos e Africanos- PÓSAFRO.

Curso: Fundamentos da Pesquisa Antropológica.

Prof. Dr. Cláudio Luiz Pereira.
ACESSE:www.posafro.ufba.br

Dia da Escravatura: ILHA DE MOÇAMBIQUE ACOLHE COMEMORAÇÃO

Ilha de Moçambique acolhe comemorações

A ILHA de Moçambique acolhe este domingo as cerimónias centrais de comemoração do dia 23 de Agosto - Dia Internacional da Abolição da Escravatura, efeméride proclamada pela UNESCO em 1997. As cerimónias serão presididas pelo Vice-Ministro da Educação e Cultura, Dr. Luís Covane.

As actividades comemorativas vão decorrer na vila de Mossuril e na cidade da Ilha de Moçambique, contemplando a limpeza e colocação de placas de identificação de locais históricos e testemunhos de tráfico de escravos, palestras, exibição de manifestações culturais, com ênfase à peça de teatro sobre escravatura, cujo palco estender-se-á da Vila de Mossuril à Ilha de Moçambique, atravessando a baía através de embarcações.

A institucionalização desta data, de acordo com um comunicado do Ministério da Educação e Cultura (MEC), prende-se com o reconhecimento internacional sobre os impactos do tráfico de escravos em África, e a necessidade de promover a reflexão e estudo sobre este facto e sobretudo, o imperativo de criar e implementar uma abordagem positiva dos impactos da escravatura, como fenómeno que propiciou a aproximação de culturas, pessoas, o que constitui pressupostos para a maior solidariedade e cooperação entre os povos para o desenvolvimento social e económico. .
Para além da população e autoridades nacionais aos diversos níveis, os convidados de honra nestas comemorações, como foi o caso em 2007, são as delegações oficiais das Ilhas Reunião e Maurícias.

Para o efeito, já se encontra em Moçambique a delegação da Ilha Reunião, chefiada pelo senhor Jean-René Dreinaza, director da Cultura e Desporto no Conselho Geral da Ilha Reunião. Enquanto isso, aguarda-se o desembarque da delegação mauriciana.

Estudos sociológicos, antropológicos e biomédicos têm confirmado que vários cidadãos daquelas Ilhas têm os seus antepassados em Moçambique, de onde foram deportados como escravos a partir de portos como o da Ilha de Moçambique, Inhambane e Quelimane, essencialmente.

REABRE MUSEU DA MARINHA

Ainda no quadro das celebrações do Dia Internacional da Abolição da Escravatura, está agendada a reabertura do Museu da Marinha da Ilha de Moçambique, fechado ao público há alguns anos para obras de reabilitação, requalificação e enriquecimento do seu acervo. Segundo o MEC, o museu vai expor pela primeira vez objectos encontrados durante a pesquisa em Arqueologia Subaquática realizada pela “Sociedade Património Internacional”, constituídas por peças da Porcelana Ming (da China, séc. XVI a XVII), moedas em ouro e prata, entre outros objectos encontrados em navios naufragados ao largo da costa da Ilha de Moçambique, e recentemente entregues ao Ministério da Educação e Cultura.

Entretanto, de acordo com o comunicado do MEC, o programa comemorativo contempla a inauguração do sistema de abastecimento de água à partir da Fortaleza São Sebastião, depois de modernizado, no quadro da 1ª fase de reabilitação daquela Fortaleza.

Recorde-se que a estrutura daquele monumento foi concebida para recolher as águas pluviais, cuja cisterna foi sempre uma alternativa fundamental de acesso à água para os ilhéus. O empreendimento contou, para além dos fundos do Estado Moçambicano, de apoio da Bélgica e Flandres.
ACESSE:www.pagina-um.blogspot.com

PALESTRAS

Família de Thales de Azevedo doa acervo pessoal para FPC

A Biblioteca Pública Thales de Azevedo, no bairro Costa Azul, ganhará no dia 26 de agosto o acervo particular do seu patrono. A doação será realizada pela família de um dos nomes de referência das Ciências Sociais Brasileiras à Fundação Pedro Calmon (FPC)/Secult. Denominada Coleção Thales de Azevedo, o acervo bibliográfico e documental representa a importância da preservação da integridade e identidade da obra literária do autor.

O Acervo Thales Azevedo é composto de três blocos de materiais: as obras publicadas, o acervo documental e a biblioteca pessoal do autor. A Obra Publicada reúne livros e artigos de Thales de Azevedo, em um conjunto de 30 livros, mais de 300 artigos especializados e aproximadamente 1.500 artigos de jornais. O Acervo Documental é formado por notas do autor, textos não publicados; documentos pessoais, como atestados e diplomas, diários e agendas; correspondência; documentos de terceiros, informações sobre associações e instituições, encontros e congressos; fotos. A Biblioteca de Consulta é composta de alguns milhares de itens (estimativa de 8 mil), entre livros, pequenas publicações avulsas, números de periódicos especializados e outros impressos, comprados ou ganhos pelo pesquisador e usados para leitura e consulta. Esta coleção conte publicações brasileiras e estrangeiras que datam da década de 1920 até mais de 1990.

“Essas publicações contribuem para o conhecimento do que se leu e pensou no Brasil sobre as ciências sociais e a vida brasileira, no referido período, bem como de influências do exterior na produção brasileira e dos ciclos temáticos que pontuaram aquela época”, assinala Maria Brandão Azevedo, filha de Thales de Azevedo.

Além da inauguração do setor que abrigará a coleção, o evento, a partir das 14h30, contará com o Seminário A Bahia segundo Thales de Azevedo, com a participação do diretor-geral da FPC, Ubiratan Castro de Araújo, do prof. da UFBA, Paulo Ormindo Azevedo, com o tema As duas histórias da cidade do Salvador e do historiador, João José Reis, com o tema Thales, historiador do cotidiano. Para encerrar a atividade haverá o lançamento da edição comemorativa do livro Povoamento da Cidade do Salvador, que foi publicado pela primeira vez em 1949.

Ao longo da sua vida, Thales de Azevedo se ocupou de variados assuntos, destacando-se nos temas: medicina, história social, relações raciais, imigração, catolicismo popular, relações Estado - Igreja, caráter nacional, ideologia, cotidiano, entre outros. “Com a doação do seu acervo, todo esse leque de conhecimento fica a disposição de estudantes, pesquisadores, professores, historiadores e o público em geral que desejem se aprofundar nas ciências humanas e sociais”, ressalta o historiador Ubiratan Castro de Araújo.

Os palestrantes:

Paulo Ormindo David de Azevedo possui graduação em Arquitetura pela Universidade Federal da Bahia e doutorado em Perfezionamento Per Lo Studio Dei Monumenti pela Università degli studi di Roma Tre. Atualmente é professor titular da UFBA.

João José Reis é Doutor em História pela University of Minnesota, Professor Titular do Departamento de História da Universidade Federal da Bahia e autor de livros premiados como A morte é uma festa, Negociação e Conflito: A Resistência Negra no Brasil Escravista, e o mais recente Domingos Sodré – Um sacerdote africano.

Biblioteca Pública Thales de Azevedo - Localizada próxima ao Parque Costa Azul, a Biblioteca Thales de Azevedo atende a crianças, jovem e adulto nos setores infantil, periódicos, pesquisa e empréstimos, além de um centro de referência da cultura norte-americana, através de uma parceria com o Consulado dos Estados Unidos. Cerca de vinte mil obras compõem o acervo da biblioteca, que também promove, diariamente, variadas atividades culturais gratuitas para todos. São oficinas, palestras, exposições e contação de histórias, de segunda a sexta, das 9h às 17h. Rua Adelaide Fernandes da Costa, s/n, Costa Azul. Tel.: 3116-5891 /5895

SERVIÇO

O quê: Seminário A Bahia segundo Thales de Azevedo

Onde: Biblioteca Pública Thales de Azevedo (Rua Adelaide Fernandes da Costa,s/n –Costa Azul)

Quando: Dia 26 de agosto (quarta-feira), às 14h30.

Entrada: Gratuita

Informações: (71) 3116 -5895 / 3116-5891

Mais informações:ASCOM Fundação Pedro Calmon: (71) 3116-6918 / 6676


PROJETO GERMINAR

O Germinar é uma reposta do Colégio Estadual Sara Violeta de Mello Kertesz, localizado no Alto de Santa Terezinha (Subúrbio Ferroviário de Salvador-BA), a extrema necessidade de ataque ao racismo no universo escolar e a partir dele, onde, através de ações de valorização da negritude e do resgate da História e cultura africanas, afro-brasileiras e indígenas, objetiva-se contribuir radicalmente em prol de mudanças significativas na estrura social deste país. Através do pássaro sankofa, homenageamos um ideograma africano, presente na sociedade akan. No formato de um pássaro, com a cabeça voltada para o sentido oposto ao do seu caminhar, o sankofa significa que nunca é tarde para voltar e recolher o que ficou para trás, onde, é essencial que o andar para o futuro esteja sempre permitindo uma ampla visualização e valorização do nosso passado.
ACESSE: www.projetogerminarsara.blogspot.com

Trabalho escravo é usado para desmatamentos no Brasil

Um estudo da Organização Mundial do Trabalho (OIT) indica que o trabalho escravo no Brasil se encontra, principalmente, em zonas de desmatamento da Amazônia e áreas rurais com índices altos de violência e conflitos ligados à terra.

Segundo a publicação, apesar dos avanços feitos pelo governo brasileiro nos últimos anos, "a mão-de-obra escrava continua sendo usada no país para desmatar a Amazônia, preparar a terra para a criação do gado e em atividades ligadas a agricultura em áreas rurais".
A análise faz parte do livro Forced Labor: Coercion and Exploitation in the Private Economy ("Trabalho Forçado: Coerção e Exploração na Economia Privada", em tradução livre), que será lançado pela OIT no próximo domingo (23), quando se comemora o dia mundial em memória do tráfico de escravos e da abolição da escravatura.

A obra apresenta uma série de estudos de caso sobre formas de escravidão modernas na América Latina, Ásia, África e Europa e traz um capítulo específico, de 15 páginas, sobre o Brasil.
De Rondônia ao Maranhão - Com base na análise de dados e estatísticas do governo brasileiro e da Comissão Pastoral da Terra, a OIT constata que a correlação mais evidente se verifica no sul e sudeste do Estado do Pará que, entre 2000 e 2004, registrou quase a metade das operações do governo para libertar os trabalhadores escravos. No mesmo período, o Estado contribuiu com 38,5% do desmatamento total do país e registrou 44,12% dos crimes ligados a terra, indica a OIT.
Os dados analisados também demonstram que o trabalho escravo vem sendo utilizado para aumentar a produção agrícola e para o preparo das áreas desmatadas que serão transformadas em pastos.
"De fato, as propriedades rurais que usam o trabalho escravo estão concentradas exatamente numa faixa de terra onde foram abertas clareiras, que vai de Rondônia ao Maranhão", afirma à BBC Brasil Roger Plant, diretor do programa contra trabalho forçado da OIT.
"A correlação entre o trabalho escravo e os desmatamentos no Brasil é uma das conclusões interessantes desse estudo", diz.
Intimidação - A Organização cita um estudo publicado pelo Banco Mundial em 2003 (Causas do desmatamento na Amazônia brasileira) que indicou que a expansão da pecuária foi responsável por 75% das áreas desmatadas no Brasil.
"Para aumentar a produtividade, os desmatamentos são feitos com mão-de-obra barata e, muitas vezes, com recurso a trabalhadores escravos, que preparam a terra para permitir investimentos mais rentáveis", explica no texto o autor do capítulo dedicado ao Brasil, Leonardo Sakamoto.
Segundo a OIT, a principal forma utilizada no Brasil para submeter os trabalhadores a formas de trabalho forçado é a intimidação por dívidas. Essa prática se verifica não somente no Brasil, mas também em outros países do mundo.
Na maioria das vezes, as vítimas são recrutadas em zonas muitos pobres, no nordeste e norte do país, pelos chamados 'gatos', que trabalham para os proprietários rurais e que atraem os candidatos com ofertas muitas vezes enganosas.
Nos casos mais frequentes, os gatos prometem arcar com despesas de transporte e acomodação ou incitam os trabalhadores a pedir adiantamentos de salários que serão cobrados mais tarde.
"Os trabalhadores entram, então, em um círculo vicioso e são obrigados a abrir mão dos salários para pagar as dívidas" explica Plant.
Os dados analisados pela OIT indicam que a maioria das vítimas são originárias dos Estados de Tocantins, Maranhão, Pará, Bahia e Piauí, "regiões pobres, com altas taxas de desemprego e baixo índice de desenvolvimento humano, o que torna essas pessoas extremamente vulneráveis", comenta o diretor do programa de luta contra o trabalho escravo da organização.

http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=47727

ATÉ QUANDO?

Homem negro espancado, suspeito de roubar o próprio carro

S. Paulo - Tomado por suspeito de um crime impossível – o roubo do seu próprio carro, um EcoSport da Ford – o funcionário da USP, Januário Alves de Santana, 39 anos, foi submetido a uma sessão de espancamentos com direito a socos, cabeçadas e coronhadas, por cerca de cinco seguranças do Hipermercado Carrefour, numa salinha próxima à entrada da loja da Avenida dos Autonomistas, em Osasco. Enquanto apanhava, a mulher, um filho de cinco anos, a irmã e o cunhado faziam compras.

A direção do Supermercado, questionada pelo Sindicato dos Trabalhadores da USP, afirma que tudo não passou de uma briga entre clientes.

O caso aconteceu na última sexta-feira (07/08) e está registrado no 5º DP de Osasco. O Boletim de Ocorrência - 4590 - assinado pelo delegado de plantão Arlindo Rodrigues Cardoso, porém, não revela tudo o que aconteceu entre as 22h22 de sexta e as 02h34 de sábado, quando Santana – um baiano há 10 anos em S. Paulo e que trabalha como Segurança na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, há oito anos - chegou a Delegacia, depois de ser atendido no Hospital Universitário da USP com o rosto bastante machucado, os dentes quebrados.

LEIA NA ÍNTEGRA: http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/espancado-por-roubar-o-proprio-carro/

REVISTA HISTÓRIA & PERSPECTIVAS

Já está disponível a revista eletrônica História & Perspectiva

“Já andamos fartos de discussões políticas, o Brasil social é que deve atrair todos os esforços de seus pensadores [...]”. Sílvio Romero, o problema do povo-nação e o pensamento social brasileiro
Luisa Rauter Pereira

Africanos e a formação de identidades no além-mar: um estudo de etnicidade na experiência africana no Rio de Janeiro do século XIX
Camilla Agostini

Entre veredas e arrabaldes: histórias de escravos e forros na Comarca de Nazaré. Bahia, 1830-1850
Wellington Castellucci

“Tirania em Marcha” ou “Lucta contra a dictadura” partidos políticos, história e governo no Brasil (1932-1934)
Antonio Manoel Elíbio

Os paradoxos das políticas sociais do século XXI: políticas de renda mínima numa visão cosmopolita
Cláudia Batista e Célia Anselmé

ACESSE: www.historiaperspectivas.inhis.ufu.br/index.php

MESTRADO EM OURO PRETO

O Programa de Pós-graduação em História (Mestrado) da Universidade Federal de Ouro Preto torna pública a abertura das inscrições para o processo seletivo de 2010. Área de concentração: Estado, Região e Sociedade; Linhas de pesquisa: 1) Sociedade, Poder e Região, 2) Estado, Identidade e Região.

Veja detalhes: www.ichs.ufop.br/pgh/


SEMANA DE PATRIMÔNIO

Preconceito: O fator mascarado entranhado nas escolas brasileiras

Uma verdade que não se quer enxergar: A Escola
também consagra preconceitos.

Combatido nos discursos, o preconceito ainda está muito entranhado na sociedade e nas escolas brasileiras

Por: Filipe Jahn


Uma pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) em 501 escolas públicas do país, e divulgada em junho deste ano, revelou dados preocupantes sobre o preconceito no ambiente escolar brasileiro. Das 18,5 mil pessoas entrevistadas, entre alunos, professores, funcionários e pais, 99,3% demonstram algum tipo de preconceito - étnico-racial, socioeconômico, de gênero, geração, orientação sexual ou territorial ou em relação a pessoas com algum tipo de necessidade especial.

De acordo com a pesquisa, os tipos de preconceito que apresentaram maior abrangência são aqueles relacionados a pessoas com necessidades especiais (96,5%), seguido por diferenças étnico-raciais (94,2%), e aqueles relativos a diferenças de gênero (93,5%). Além disso, assim como o preconceito, percebeu-se entre todos os públicos-alvo da pesquisa uma predisposição em manter menor proximidade em relação a determinados grupos sociais, como homossexuais, pessoas com necessidades especiais de natureza mental e ciganos.

Cláudia Vianna, professora da Faculdade de Educação da USP que pesquisa as relações de gênero e sexualidade na educação, explica que o preconceito é uma disposição afetiva que pode ou não se transformar em um ato de discriminação. Só que, no Brasil, muitas vezes o preconceito não chega a ser explicitado, ou mesmo entendido como tal. Uma das razões para tanto está no estereótipo disseminado do brasileiro brincalhão. Ofensas sobre a cor de pele ou a orientação sexual, por exemplo, são entendidas apenas como traço típico de uma personalidade nacional. "Mas certamente existe", adverte Cláudia.

ACESSE TEXTO NA ÍNTEGRA:
http://revistaeducacao.uol.com.br/textos.asp?codigo=12751

CURSO DE HISTÓRIA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA

(Setembro a Dezembro 2009 - 5ª Turma)
Referenciado na Lei 10.639/2003
Público-alvo: educadores, estudantes universitários e interessados em geral
Inscrições abertas – Módulos 1 a 3
Desconto especial para professores e estudantes
Módulos independentes . Aulas aos sábados das 9h às 13h

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Módulo I
Salloma Salomão Jovino - Atlântico Negro: Trânsitos culturais, políticas e identidades nas diásporas negras nos séc. XIX e XX.
18 e 25 Setembro, 3 e 10 de Outubro
Módulo II
Lisy Sallum, Rosangela Sarteschi, Mauricio Waldman - Visões sobre África: História, Artes e Literaturas.
17, 24, 31 Outubro e 7 de Novembro
Módulo III
Acácio S. Almeida Santos - Socidades Africanas: Entre as dádivas e o mercado.
14 e 28 Novembro e 5 e 12 Dezembro
LOCAL DO CURSO

Casa Ranzini
Rua Santa Luzia, 31
Sé - São Paulo
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
De Segunda a Sexta das 9h30 às 18h
Espaço Aruanda Mundi
Rua Prof. Arnaldo Amado Ferreira, 21
Vila Sonia - São Paulo - SP
Fone: 11 3744-3719 / 7257-9235



Seminário "Escravidão, trabalho e identidades na Bahia setecentista" - BA

Seminário Permanente com Pesquisadores Baianos

Escravidão, trabalho e identidades na Bahia setecentista

Carlos Francisco da Silva Jr.
Mestrando em História
pela Universidade Federal da Bahia

Daniele Santos de Souza
Mestranda em História
pela Universidade Federal da Bahia

Coordenação:
João José Reis
Universidade Federal da Bahia
Pós-doutor em História
pela Universidade de Londres, Inglaterra

data e horário:
sexta-feira
21 de agosto de 2009
16:00h

inscrições e informações:
(71) 3243 2491 | 3243 2666
academico@fcmariani.org.br
entrada franca mediante inscrição
ACESSE: www.fazervaleralei.blogspot.com

SEMANA DE HISTÓRIA 2009

De 17 à 21 de Agosto acontece mais uma Semana de História. Este ano será abordada as problemáticas da História e da sociedade através do olhar da "Educação". A Semana começa com a exibição do filme “A língua das Mariposas” e será encerrada com uma Vivência em um assentamento do MST, onde a ACC em educação FACED/UFBA realiza atividades. Confira programação completa: www.historiaufba.blogspot.com

"OS MORTOS SÃO NEGROS E AS ARMAS SÃO BRANCAS"

Em África, disse alguém, os mortos são negros e as armas são brancas. Seria difícil encontrar uma síntese mais perfeita da sucessão de desastres que foi e continua a ser, desde há séculos, a existência no continente africano.

José Saramago - Diário de Notícias, em Caderno.

O lugar do mundo onde se crê que a humanidade nasceu não era certamente o paraíso terrestre quando os primeiros “descobridores” europeus ali desembarcaram (ao contrário do que diz o mito bíblico. Adão não foi expulso do éden, simplesmente nunca nele entrou), mas, com a chegada do homem branco abriram-se de par em par, para os negros, as portas do inferno. Essas portas continuam implacavelmente abertas, gerações e gerações de africanos têm sido lançados à fogueira perante a mal disfarçada indiferença ou a impudente cumplicidade da opinião pública mundial. Um milhão de negros mortos pela guerra, pela fome ou por doenças que poderiam ter sido curadas, pesará sempre na balança de qualquer país dominador e ocupará menos espaço nos noticiários que as quinze vítimas de um serial killer.

Sabemos que o horror, em todas as suas manifestações, as mais cruéis, as mais atrozes e infames, varre e assombra todos os dias, como uma maldição, o nosso desgraçado planeta, mas África parece ter-se tornado no seu espaço preferido, no seu laboratório experimental, o lugar onde o horror mais à vontade se sente para cometer ofensas que julgaríamos inconcebíveis, como se as populações africanas tivessem sido assinaladas ao nascer com um destino de cobaias, sobre as quais, por definição, todas as violências seriam permitidas, todas as torturas justificadas, todos os crimes absolvidos. Contra o que ingenuamente muitos se obstinam em crer não haverá um tribunal de Deus ou da História para julgar as atrocidades cometidas por homens sobre outros homens. O futuro, sempre tão disponível para decretar essa modalidade de amnistia geral que é o esquecimento disfarçado de perdão, também é hábil em homologar, tácita ou explicitamente, quando tal convenha aos novos arranjos económicos, militares ou políticos, a impunidade por toda a vida aos autores directos e indirectos das mais monstruosas acções contra a carne e o espírito.

É um erro entregar ao futuro o encargo de julgar os responsáveis pelo sofrimento das vítimas de agora, porque esse futuro não deixará de fazer também as suas vítimas e igualmente não resistirá à tentação de pospor para um outro futuro ainda mais longínquo o mirífico momento da justiça universal em que muitos de nós fingimos acreditar como a maneira mais fácil, e também a mais hipócrita, de eludir responsabilidades que só a nós nos cabem, a este presente que somos. Pode-se compreender que alguém se desculpe alegando: “Não sabia”, mas é inaceitável que digamos: “Prefiro não saber”. O funcionamento do mundo deixou de ser o completo mistério que foi, as alavancas do mal encontram-se à vista de todos, para as mãos que as manejam já não há luvas bastantes que lhes escondam as manchas de sangue.

Deveria portanto ser fácil a qualquer um escolher entre o lado da verdade e o lado da mentira, entre o respeito humano e o desprezo pelo outro, entre os que são pela vida e os que estão contra ela. Infelizmente as coisas nem sempre se passam assim. O egoísmo pessoal, o comodismo, a falta de generosidade, as pequenas cobardias do quotidiano, tudo isto contribui para essa perniciosa forma de cegueira mental que consiste em estar no mundo e não ver o mundo, ou só ver dele o que, em cada momento, for susceptível de servir os nossos interesses. Em tais casos não podemos desejar senão que a consciência nos venha sacudir urgentemente por um braço e nos pergunte à queima-roupa: “Aonde vais? Que fazes? Quem julgas tu que és?”. Uma insurreição das consciências livres é o que necessitaríamos. Será ainda possível?

ACESSE: pagina-um.blogspot.com

Tarde de Autógrafos com Stuart B. Schwartz

A LDM- Livraria Multicampi, o Programa de Pós-Graduação em História da UFBA - Universidade Federal do Estado da Bahia e a Editora Companhia das Letras convidam para o lançamento de:

CADA UM NA SUA LEI - Tolerância religiosa e salvação no mundo atlântico ibérico.

QUANDO: Quarta-feira, 19 de agosto de 2009, às 17h:30
ONDE: LDM- Rua Direita da Piedade, 20 - Piedade.
Maiores informações: 71 - 2101-8007

UMA HERANÇA MALDITA

Nestes dias meio atribulados em Brasília, recebi email de um aluno indagando sobre o episódio em que o pai de Fernando Collor de Mello protagonizou um tiroteio e matou um colega do Senado Federal em plena sessão legislativa. Vamos aos fatos. Foi no dia 4 de dezembro de 1963 que o senador Arnon de Mello sacou a arma em uma sessão do Senado Federal e mandou bala pra cima do senador Silvestre Péricles, seu inimigo político em Alagoas e a quem acusava de tramar seu assassinato.

Péricles, como um Garrincha das tribunas, driblou os tiros com impressionante habilidade e também sacou a arma - e o Senado viveu momentos de saloon do velho oeste.

Quem pagou o pato nesse bang bang parlamentar foi o suplente acreano José Kairala, que levara a mulher e as filhas ao parlamento para comemorar o último dia do seu mandato. Um dos tiros de Arnon acertou Kairala no peito, diante da família.

Há que se ressaltar que, mesmo no meio do pega pra capar, os parlamentares mantiveram a compostura, tratando-se, em pleno tiroteio, por Vossa Excelência, como pede o decoro da casa. Arnon de Mello, ao mandar bala pra cima de Péricles, gritava segundo testemunhas:

- Vossa Excelência vai morrer, filho da puta, safado. Me ameaçou!

Péricles, abaixado, respondia :

-Vossa Excelência é um crápula. Vossa Excelência é ladrão !

No final da zorra toda, com furo de bala até no teto do Senado, Arnon de Mello, o assassino de José Kairala, não sofreu qualquer tipo de punição pelo ato, protegido que estava pela imunidade parlamentar.

O grand finale do episódio aconteceu no dia seguinte. O jornal O Globo, de propriedade de Roberto Marinho - amigo e sócio de Arnon no jornal Gazeta de Alagoas - veio com um editorial em defesa do assassino, elogiando inclusive a cultura, a educação e a inteligência do bandoleiro alagoano. Um sujeito finíssimo, verdadeira flor de formosura, como a bala que matou Kairala na frente das filhas e da mulher. Dizia O Globo, nessa verdadeira pérola da imprensa canarinho:

"A democracia, apesar de ser o melhor dos regimes políticos, dá margem, quando o eleitorado se deixa enganar ou não é bastante esclarecido, a que o povo de um só estado - como é o caso - coloque na mesma casa legislativa um primário violento, como o Sr. Silvestre Péricles, e um intelectual, como o Sr. Arnon de Mello, reunindo-os no mesmo triste episódio, embora sejam eles tão diferentes pelo temperamento, pela cultura e pela educação".

Depois dessa do jornalão dos Marinho, não tenho, feito um Armando Falcão da rede virtual, nada a declarar.

ACESSE: www.hisbrasil.blogspot.com




"CONVERSANDO COM A HISTÓRIA"

Aula destaca a importância da Revista Porto de Todos os Santos para a cultura do Estado.

A 7ª edição do Conversando com sua História da Fundação Pedro Calmon/Secult traz para a Biblioteca Pública do Estado o historiador Luís Henrique Dias Tavares. Na próxima terça-feira (11/8), às 17h, o professor abordará a importância para a cultura baiana da Revista Porto de Todos os Santos, criada pelo DESC (Departamento de Educação Superior e Cultura) e considerada documento raro da história da Bahia.

A aula “A Revista do DESC (1967-1968)” será “uma síntese de cada um dos dois números da Revista Porto de Todos os Santos. A revista n.º 2 tornou-se uma raridade, pois com o Ato Institucional n.º 5 ela foi toda recolhida”, resume o palestrante, referindo-se ao quinto decreto emitido durante o regime militar brasileiro. Considerado o mais abrangente e autoritário de todos os outros atos institucionais, o AI-5 entrou em vigor no dia 13 de dezembro de 1968.

O DESC foi criado pelo prof. Anísio Teixeira e teve como primeiro presidente o médico e intelectual Heron de Alencar, idealizador da página cultural do jornal A Tarde. Atualmente, as duas publicações da revista são consideradas raridades. “Na ocasião, o prof.º Luís Henrique Dias Tavares doará ao Centro de Memória dois exemplares deste documento raro da história da Bahia”, ressalta a diretora do Centro de Memória, Consuelo Novais Sampaio.

Pós-doutor pela University College of London (1985), Luís Henrique Dias Tavares é professor emérito da Universidade Federal da Bahia e orientador no Doutorado em Educação da Faculdade de Educação da UFBA. Tavares é também autor de vários livros e artigos. Dentre as publicações, destacam-se: Da Sedição de 1798 à Revolta de 1824 (2003); O primeiro século do Brasil (1999); Comércio proibido de escravos (1988); e História da Bahia (1959). Durante a década de 60, Tavares foi também diretor do Arquivo Público da Bahia.

Curso - Com aulas gratuitas ministradas por importantes historiadores e pesquisadores, o curso Conversando com sua História, promovido desde 2002, pelo Centro de Memória, unidade da Fundação Pedro Calmon/Secult, tem como objetivo promover a História da Bahia e se estende até o mês de outubro, sempre às terças-feiras. Entre os próximos temas que serão debatidos estão: o trabalho visual de Pierre Verger, o pensamento de Nina Rodrigues, a política de J.J. Seabra e Rui Barbosa, entre outros.

Fonte: www.cultura.ba.gov.br

COISA LINDA DE SE VER E OUVIR

Mariene Bezerra de Castro, baiana de Salvador, nascida em 1978 é uma cantora e compositora de samba e MPB que desde pequena queria ser bailarina. Começou a estudar balé aos cinco anos de idade. Seu contato com a música veio do ambiente familiar, pois de acordo com ela “na minha casa todo mundo cantava ou tocava algum instrumento”. Aos doze anos, Mariene quis aprender a tocar violão e pediu a sua mãe que a levasse a uma escola de música. Quando chegou à escola de música pela primeira vez, viu-se interessada nas aulas de canto. O professor de canto, insistiu para que Mariene fizesse uma aula sem compromisso. Foi então que ela descobriu que possui um timbre de voz muito raro, o contralto. Sua mãe não tinha dinheiro o suficiente para pagar os dois cursos, o de violão e o de canto, e o professor de canto acabou convencendo-as para que ela fizesse apenas o de canto.

Hoje Castro faz um ritmo da nossa raiz africana absolutamente musical. O samba foi trazido da África por escravos que, para esquecerem dos seus maltratos que sofriam durante o dia pelos seus senhores, faziam suas festas e seus ritos nas noites da senzala.

“Só vou para casa quando o dia clarear
eu sou do samba pois o samba me criou…”.

Os negros nos deixaram uma vasta cultura que até hoje vem gente do mundo todo beber dessa fonte, como, por exemplo, Pierre Verger. Assim que aportou em Salvador, apaixonou-se e ficou, virando até Ogan de casa de santo.
Mariene de Castro faz do samba, que é o mais típico ritmo brasileiro, sua arte com tanta dedicação que chega a emocionar. Ela tem uma forte ligação com o candomblé, pois é filha de santo e aproveita dessa benção para fazer uma forte ligação com o samba, que também não se separa muito dessa religião maravilhosa.
Uma observação: esse samba que eu falo no texto é o samba de roda, que é diferente do samba paulista e carioca, mas que deu, dá e dará sustentação e base a esses samba da atualidade e do futuro!

SAMBA DE RODA
Samba de roda é uma variante musical mais primitiva do samba, originário do estado brasileiro da Bahia, provavelmente do século XIX. É um estilo musical tradicional afro-brasileiro, associado a uma dança, que por sua vez está associada à capoeira. É tocado por um conjunto de pandeiro, atabaque, berimbau, viola e chocalho, acompanhado por canto e palmas. Mariene começou sua carreira profissional como vocal de apoio para Timbalada, Carlinhos Brown e Márcia Freire. Certo dia, um amigo de sua mãe, Vicente Sarno, conseguiu uma data para ela no projeto Pelourinho Dia e Noite. Foi seu primeiro show, em dezembro de 1996. No dia do show, dois produtores franceses procuraram-na, dizendo que estavam atrás de uma artista emergente. Então Mariene seguiu para a França, onde realizou vários shows que foram bem recebidos pela crítica local. Quando voltou ao Brasil, no entanto, demorou sete anos para conseguir gravar o seu primeiro álbum, Abre Caminho. O álbum ganhou o prêmio TIM de melhor disco regional.

Fonte: site de Mariene de Castro, Wikipédia: www.overmundo.com.br

Festa de Nossa Senhora da Boa Morte 2009

A Festa anual da Secular Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte de Cachoeira, Cidade Histórica e Monumento Nacional acontecerá nos dias 13,14 e 15 de agosto. A festa de Nossa enhora da Boa Morte é considerada como a mais importante manifestação sincrética religiosa da Bahia, que une rituais essencialmente católicos com elementos do culto afro-brasileiro.
Os tradicionais festejos da irmandade composta por mulheres afrodescendentes com idade acima de quarenta anos, começa no dia 13 com o ritual do traslado do esquife de Nossa Senhora, às 18 horas, com saída do anexo da Capela d'Ajuda que pertence à Boa Morte, com destino à capela da Irmandade na Rua 13 de Maio, onde haverá uma celebração religiosa em memória das falecidas. Nesse dia, as irmãs vestem-se de branco em sinal de luto. Em seguida, as Irmãs participam da Ceia Branca com familiares e convidados. A ceia é composta por alimentos à base de peixe e frutos do mar, pão e vinho. Os pratos não levam azeite de dendê por isso é denominada de Cia Branca.
No dia 14, segundo dia da festa que costuma atrair um grande número de turistas, principalmente afroamericanos, as integrantes da Irmandade usam a beca com saia preta plissada, blusa branca bordada, cobram os cabelos com um lenço branco brodado chamado biôco. Elas usam também um chale de veludo que possui duas faces: uma preta e outra vermelha. Durante o ritual da procissão que simbloza o enterro de Nossa Senhora, as irmãs usam o chale com a face preta à mostra. A procissão do enterro de Nossa Senhora sai às 19 horas da igreja da Irmandade e pecorre as principais ruas do centro histórico de Cachoeira seguida de filarmônicas que tocam marchas fúnebres.

No dia 15, o último dia das celebrações religiosas públicas, acontece a grande procissão festiva da Assunção de Nossa Senhora. O cortejo sai da igreja da irmandade após a missa, marcada para ás 8 horas. Nesse dia, considerado o ponto alto da programação religiosa, as integrantes da irmandade vestem a beca, usam, jóias e deixam à mostra as contas de sues orixás, além de deixar a face vermelha do xale exposta. Esta manifestação religiosa é marcada pelas cores das flores que decoram o andor de Nossa Senhora da Glória, foguetório e muita alegria. Para as irmãs, é o dia da Ressurreição de Nossa Senhora e por isso é festejado com muita alegria. Após a procissão, as irmãs trocam o traje de gala por saias coloridas e blusa branca. Todas participam do samba de roda em homenagem à Nossa Senhora. A irmandade oferece a todos os presentes um farto banquete com feijoada, assados e saladas.

No dia 16, a Irmandade oferece à população, o tradicional escaldado com diversos tipos de carnes, verdura e pirão. O samba de roda tabém se apresenta e todos que quiserem pode sambar. A partir das 18h
No dia 17, também a partir das 18h, a festa continua com o samba de roda de Nossa Senhora ea distribuição de caruru e mungunzá.(Foto da Ceia Branca. Autor: Jomar Lima)

ACESSE: www.alzirajornalista.blogspot.com

Seminário “Rebeliões da população escrava e da plebe livre no Brasil - aplicações da lei 10.639/03” - BA

O Seminário ocorrerá no Auditório do Museu Eugênio Teixeira Leal, Rua do Açouguinho s/n Pelourinho - Salvador, das 14 às 18 horas, nos dias 25, 26 e 27 de agosto e é voltado para profissionais da área da educação formal e não-formal, diretores e coordenadores da rede estadual e municipal de ensino, de escolas particulares e do movimento negro organizado.
O seminário tem a finalidade de fortalecer o debate nacional acerca das discussões voltadas para a implementação da Lei 10.639/03, buscando orientar profissionais de educação a trabalharem as rebeliões escravas e da plebe livre em sala de aula, esclarecendo suas dúvidas sobre como aplicar a inclusão do tema dentro do cotidiano escolar.
O seminário visa também celebrar os 211 anos da Revolta dos Búzios, mostrando como essa e outras rebeliões, como Cabanagem, Balaiada, Lanceiros Negros, Levante dos Malês e a Revolta da Chibata contribuíram para o fortalecimento da cidadania no nosso país.
A verdadeira história da comunidade negra na construção do nosso país precisa ser contada e a Escola Olodum participa desse processo.